Na reta final do Reino de Natal, entre esta quarta-feira e sábado, os SMAS de Sintra voltam a deixar uma mensagem em defesa do ambiente. A “Preservação do Recurso Água” é a tónica dominante, durante as manhãs, enquanto as tardes apresentam múltiplas atividades: ”Casinha dos Duendes”, “Mais prendas, menos embalagens”, “Os Gnomos cuidam do Ambiente” e “Maleta Pedagógica”.

A “Preservação do Recurso Água” é, assim, a oferta das manhãs no espaço SMAS no Parque da Liberdade, com o objetivo de sensibilizar para a importância de proteger este bem vital para a vida e dar nota de comportamentos que não devem ser adotados, como o encaminhamento de resíduos para as redes de drenagem de águas residuais, incluindo os óleos alimentares usados.

A fechar as portas do Reino de Natal, no próximo sábado, a atividade a dinamizar é a “Maleta Pedagógica”, que sensibiliza o público-alvo para as boas práticas e uso consciente do recurso água, introduz o tema da pegada ecológica e a importância do comportamento individual. Utilizando uma maleta cuja tampa funciona como cenário, são desenvolvidas, por figuras de cartão, diferentes ações ilustrativas dos conteúdos que abordam temas como a captação e adução de água no meio hídrico, o tratamento da água, devolução da água ao meio hídrico, consumo e rejeição e hábitos sustentáveis.

Esta quarta-feira à tarde, regressa a “Casinha dos Duendes” que nos vai conduzir para o fantástico mundo da energia elétrica, entre um emaranhado de circuitos, já que os duendes dispõem de pilhas, transformadores e até painéis solares e estão apostados em não provocar nenhum curto circuito. Os visitantes vão, assim, ser desafiados a descobrir o mundo da eletricidade.

“Mais prendas, menos embalagens” é a palavra de ordem na tarde de quinta-feira, procurando fomentar a utilização de embalagens, enquanto no dia seguinte “Os Gnomos cuidam do Ambiente” em torno da correta separação e deposição dos resíduos recicláveis, sensibilizando as crianças para a importância de aumentar a quantidade de materiais a canalizar para a reciclagem, diminuindo, assim, o encaminhamento para aterro. A atividade é dinamizada com recurso a uma piscina insuflável e “resíduos magnéticos”, com os participantes a estarem munidos de uma cana de pesca e o objetivo é colocar o maior número de resíduos nos contentores corretos.

O Reino de Natal entra, assim, na reta final, com o horário alargado das 11h00 às 19h00 ao longo da corrente semana, mas com a garantia de que volta para o ano.

Mais informações em https://www.smas-sintra.pt/reino-natal/

Atualizado a 12/01/2024