No Parque da Liberdade, esta quinta-feira, a “Casinha dos Duendes” vai voltar a estar em destaque no espaço dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra), mas, até ao próximo fim de semana, são muitas as atividades de cariz ambiental que estão programadas. O fantástico mundo da energia elétrica, entre um emaranhado de circuitos, será a oferta de quinta-feira de manhã e de sexta-feira à tarde. Mas, há muito mais para conhecer nesta época natalícia: desde uma “Maleta Pedagógica” até à “Preservação do Recurso Água”, sem esquecer as ações ambientais dos gnomos, a cuidarem do ambiente e a promoverem a Economia Circular, culminado com as muito concorridas “Pinturas Faciais sobre Ambiente”.

Na reabertura de portas do Reino de Natal, esta quinta-feira, os SMAS de Sintra voltam a apresentar a “Casinha dos Duendes”. Estes seres mágicos mudaram-se para um novo e aconchegante lar… mas há um problema: Não sabem fazer as ligações elétricas. E, para concretizarem estas ligações, vão precisar de ajuda. Os duendes dispõem de pilhas, transformadores e até painéis solares e estão apostados em não provocar nenhum curto circuito. Será que vão ser bem sucedidos? Os visitantes vão ser desafiados a descobrir o aliciante mundo da energia elétrica. Na tarde de sexta-feira, regressam as aventuras dos duendes no mundo da eletricidade.

Na tarde desta quinta-feira, tem lugar a atividade “Maleta Pedagógica”, que procura sensibilizar a assistência para as boas práticas e uso consciente do recurso água, introduzindo também o tema da pegada ecológica e a importância do comportamento individual na área ambiental. Através de uma maleta, cuja tampa funciona como cenário, figuras de cartão vão desenvolvendo diferentes ações ilustrativas que abordam temas como a captação e adução de água no meio hídrico, o tratamento da água, devolução da água ao meio hídrico, consumo e rejeição e hábitos sustentáveis.

“Preservação do Recurso Água” será a atividade dinamizada na manhã de sexta-feira e na tarde de sábado, com o objetivo de sensibilizar para a importância de proteger este bem vital para a vida e dar nota de comportamentos que não devem ser adotados, como o encaminhamento de resíduos para as redes de drenagem de águas residuais, incluindo os óleos alimentares usados, assim como as consequências do descarte na via pública porque, convém não esquecer, “O que cai ao chão, cai ao mar”.

Na manhã de sábado, dia 16 de dezembro, “Os Gnomos cuidam do Ambiente” em torno da correta separação e deposição dos resíduos recicláveis, sensibilizando as crianças para a importância de aumentar a quantidade de materiais a canalizar para a reciclagem, diminuindo, assim, o encaminhamento para aterro. A atividade é dinamizada com recurso a uma piscina insuflável e “resíduos magnéticos”, com os participantes a estarem munidos de uma cana de pesca e o objetivo é colocar o maior número de resíduos nos contentores corretos. No domingo, é a vez dos gnomos se assumirem como artesãos.

Para fechar em beleza a programação de mais uma semana do Reino de Natal, o domingo contempla as “Pinturas Faciais sobre Ambiente”, com a Palhaça Patanisca a sensibilizar para as questões da preservação do Planeta, ao mesmo tempo que efetua uma pintura facial ou corporal, que tanto pode ser uma mera gota de água no rosto, no braço ou numa perna e até um trabalho mais elaborado, como a “Princesa Gota d’Água”, “o Pirata dos Ecopontos nunca navegados” ou o “Super-Torneira”, numa atividade marcada pelo afeto da personagem do palhaço com a criança ou mesmo o adulto.

Mais informações em https://www.smas-sintra.pt/reino-natal/

Atualizado a 12/01/2024