Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) vão reabilitar o interior da célula do Reservatório das Mercês Elevado, num investimento de 90 mil euros, numa intervenção relevante por se tratar de um equipamento que abastece parte das freguesias de Algueirão-Mem Martins e de Rio de Mouro, nomeadamente as áreas da Tapada das Mercês, Rinchoa, Barrosa, Pexiligais e Baratã. Ao nível da requalificação das unidades de abastecimento de água, estão também em fase de arranque as obras de remodelação da câmara de manobras do Reservatório da Rinchoa, que representam um investimento de cerca de 630 mil euros.
Nas Mercês, a intervenção resulta do reservatório apresentar algumas patologias, quer ao nível dos revestimentos internos, quer nos elementos de betão e metálicos, no exterior, prevendo-se um prazo de execução de 90 dias.
Para assegurar a qualidade do serviço de abastecimento de água à população do concelho de Sintra, os trabalhos vão compreender, em primeiro lugar, a remoção do betão no exterior e dos revestimentos nas superfícies interiores, seguindo-se a reabilitação do betão com aplicação de argamassas. Tanto as superfícies interiores como a cobertura exterior, vão merecer a aplicação de revestimento de proteção e impermeabilização. A empreitada vai compreender, ainda, a substituição das tubagens, com instalação de tubos em aço inoxidável.
Na Rinchoa, por seu turno, a intervenção abrange a câmara de manobras e as tubagens e acessórios do sistema de adução e distribuição, uma vez que já apresentam sinais de desgaste e corrosão, o que poderia dar origem a roturas e consequente perturbação no fornecimento de água à população.