Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) promoveram a reabilitação do coletor de águas residuais domésticas na Avenida do Brasil, em Casal de Cambra, uma zona que apresentava diversos problemas ao nível do sistema de saneamento, em resultado, em particular, da antiguidade das tubagens, ainda em grés (material cerâmico). Iniciados em meados de agosto, os trabalhos decorreram até à passada semana, prolongando-se para além do expectável, devido à maior extensão dos danos detetados no coletor, aquando da abertura de vala.
A intervenção foi concretizada através de administração direta, com recurso a meios próprios dos serviços, apresentando alguma complexidade decorrente da execução de obra em profundidade, mais de três metros, o que obrigou à adoção de um reforço de meios de segurança e uma progressão mais demorada dos trabalhos.
A necessidade desta intervenção, que obrigou, inclusivamente, ao corte do trânsito na artéria, foi identificada na sequência de reclamação de anomalias na Rua de Florença, tendo sido detetado que os problemas resultavam do colapso estrutural do coletor doméstico na Avenida do Brasil. Perante esta situação, e atendendo ao cenário de degradação geral das tubagens, tornou-se necessário proceder à substituição do coletor em grés por material em PVC, de diâmetro 200 mm.