Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) estão a executar o prolongamento da rede de abastecimento de água na Terrugem, num troço da Estrada Nacional 247, no âmbito de uma empreitada, no montante de 200 mil euros, que decorre em quatro pontos do concelho.
Os trabalhos na Terrugem obrigam ao condicionamento de trânsito na EN 247 até meados de maio e compreendem o prolongamento da rede de abastecimento de água no lado poente (sentido Ericeira-Sintra) e a remodelação da rede existente do lado nascente (sentido Sintra-Ericeira), com a união das condutas pelo sistema de perfuração mecânica, numa intervenção a decorrer nas imediações do cruzamento de acesso à povoação de Concelho.
A empreitada de prolongamento de redes, que representa um investimento global de 200 mil euros, já compreendeu a construção do coletor e ramais de esgotos na Estrada do Telhal, entre a Estrada Nacional 250-1 e a rotunda de acesso à A16, com ligação ao sistema da Águas do Tejo Atlântico, além da execução do ramal de águas residuais domésticas no Recoveiro.
Esta intervenção contempla igualmente a substituição de um coletor de águas residuais pluviais em Lourel, na Estrada da Ericeira, de forma a melhorar o escoamento naquela via rodoviária que integra a Estrada Nacional 247. Além do aumento do diâmetro da tubagem, para fazer face ao aumento do caudal ao longo do arruamento, está prevista a execução de duas novas câmaras de visita.