A Escola Básica e Secundária do Alto dos Moinhos, na Terrugem, recebeu, em pleno Dia Mundial da Terra (22 de abril), o arranque simbólico do projeto “The Trash Cycle”, em que o biólogo alemão Andreas Noe se propõe percorrer Portugal de bicicleta, ao longo de dois meses, para sensibilizar a comunidade sobre as consequências nefastas da incorreta deposição de resíduos. A iniciativa no estabelecimento de ensino da Terrugem, uma das eco-escolas do concelho de Sintra, contou com a presença do diretor delegado dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra), Carlos Vieira.
Após a recolha de 2,6 toneladas de plástico da costa portuguesa (2019 e 2020) e mais de 1 milhão de beatas (2021), Andreas Noe lança mãos a novo desafio, desta vez percorrer cerca de três mil quilómetros de norte a sul do país, mas de uma forma mais sustentável: de bicicleta. Um percurso em que serão percorridas zonas costeiras, mas também cidades do interior do território nacional, que serão palco de ações de limpeza em conjunto com escolas, organizações não governamentais, municípios e comunidade em geral.
Através desta nova aventura, Andreas Noe, conhecido como “The Trash Traveler”, pretende sensibilizar a comunidade sobre os efeitos nefastos da poluição, resultante da incorreta deposição de resíduos, mas também alertar para a necessidade de implementação de um sistema de depósito de bebidas ou de embalagens de ‘take away’ em Portugal. Todas as garrafas/latas/embalagens recolhidas vão ser expostas num evento final para demonstrar a quantidade de resíduos que poderia ser reutilizado através da existência de um sistema de depósito.
Para percorrer o país de lés a lés, que arranca oficialmente este sábado em Cascais, Andreas começou por efetuar o restauro de uma bicicleta antiga, “para mostrar que é possível dar uma nova vida a coisas antigas e usadas”, porque “só através de uma economia circular será possível gerir as montanhas de lixo que o Homem está a criar”. A viagem será realizada sem utilização de plástico e as limpezas concretizadas com recurso a luvas e sacos reutilizáveis.
Acompanhado pelo seu ukelele, instrumento de cordas originário do Havai, “The Trash Traveler” quer cativar as pessoas com positividade e criatividade e criar impacto nas comunidades. Esta sexta-feira, 22 de abril, a mensagem ambiental foi transmitida aos alunos da Escola Básica e Secundária do Alto dos Moinhos, na Terrugem, que assinalaram, simultaneamente, o Dia Eco-Escola. Apesar da quantificação dos resíduos, o objetivo central do projeto não é a limpeza. “Mas, mudar hábitos e reduzir a utilização de plástico descartável”, frisa Andreas Noe.
Presente no arranque simbólico da iniciativa, Carlos Vieira realçou que “os SMAS de Sintra estão fortemente empenhados em fomentar a Economia Circular e reforçar a recolha seletiva, no sentido de aumentar os níveis de reciclagem, num concelho que produziu, em 2021, mais de 190 mil toneladas de resíduos”. “Para além da recolha seletiva tradicional, plástico/metal, papel/cartão e vidro, o Município de Sintra está a desenvolver projetos específicos, na área dos resíduos alimentares (biorresíduos) e das máscaras de proteção e têxteis, respondendo antecipadamente às metas nacionais e comunitárias”, reforçou o diretor delegado dos SMAS de Sintra, entidade autárquica responsável pela recolha e transporte de resíduos urbanos no concelho de Sintra.