Já se iniciaram as obras na Rua João Villaret, no âmbito da Área de Reabilitação Urbana (ARU) de Mem Martins/Rio de Mouro, num investimento municipal de cerca de 210 mil euros. Numa empreitada conjunta entre a Câmara Municipal e os SMAS de Sintra (Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra), com um prazo de execução de 180 dias (seis meses), a intervenção vai complementar a requalificação paisagística que foi executada na extensão da Praça das Magnólias. Os trabalhos em curso, a cargo dos SMAS de Sintra, dizem respeito à execução do coletor de águas residuais.

Abrangendo uma área de intervenção de 2.817 metros quadrados, a empreitada municipal contempla a requalificação da zona de estacionamento já existente (com criação de 40 novos lugares), o arranjo paisagístico do arruamento e a execução de uma ligação confortável e qualificada entre a extensão da Praça das Magnólias e a Rua dos Escuteiros.

A anteceder a requalificação do espaço público neste arruamento nas Mercês, na freguesia de Rio de Mouro, os SMAS de Sintra vão proceder à remodelação da rede de drenagem de águas residuais domésticas, no valor de cerca de 17 mil euros, numa intervenção municipal de reabilitação que será extensível a outras infraestruturas básicas, como a drenagem de águas pluviais e a iluminação pública.

A intervenção a realizar na Rua João Villaret, que abrange ainda a execução de um acesso direto para veículos de emergência pela Rua dos Escuteiros, surge na sequência dos trabalhos recentemente concluídos na extensão da Praça das Magnólias, uma área de elevado valor paisagístico, mas que apresentava espaços não tratados e ocupados indevidamente, que importava devolver ao usufruto da comunidade, em condições de salubridade e conforto.

Ainda nas Mercês, também no âmbito da ARU de Mem Martins/Rio de Mouro, o Município de Sintra vai avançar, a médio prazo, com a requalificação da Rua Campos Monteiro, com a intervenção dos SMAS de Sintra a rondar os 230 mil euros. Também neste arruamento, antecedendo a intervenção de melhoria do espaço público, serão intervencionadas as infraestruturas ao nível do abastecimento de água e do saneamento e instalada nova contentorização de recolha de resíduos.

Atualizado a 02/11/2023