Já estão operacionais novos contentores de recolha de resíduos que foram instalados no âmbito da execução da ligação pedonal e ciclável entre a cidade de Agualva-Cacém e Fitares (Rio de Mouro), ao longo da Ribeira das Jardas, numa intervenção que representa um investimento global do município de 1 milhão e 600 mil euros. Os novos equipamentos foram instalados na Avenida dos Missionários (três pontos de deposição) e na Rua Cardeal Patriarca D. António Ribeiro. Falta operacionalizar apenas um ponto de deposição na Avenida dos Missionários, que está condicionado pela realização dos trabalhos a cargo da Câmara de Sintra.
Os novos contentores enterrados, com as diferentes valências (indiferenciados, plástico/metal, papel/cartão e vidro), vão aumentar a capacidade de deposição, melhorar a acessibilidade e higiene e valorizar o ambiente. Uma intervenção que se insere na estratégia de renovação de contentorização desenvolvida pelos SMAS de Sintra em todo o concelho, de forma gradual, e que implica um investimento no montante de oito milhões de euros.
Ainda em curso, a empreitada de execução do Parque Linear da Ribeira das Jardas abrange território das uniões das freguesias de Agualva/Mira Sintra e Cacém/São Marcos e da Freguesia de Rio de Mouro. Além de se desenvolver ao longo da Ribeira das Jardas, numa área aproximada de oito hectares, a intervenção compreende a valorização e requalificação do espaço público, nas imediações da Escola António Sérgio, através de melhoria das condições de circulação pedonal, com o alargamento de passeios, reforço da arborização dos arruamentos, criação de ciclovia e revitalização dos espaços verdes existentes.
No âmbito desta intervenção, para além da instalação de novos contentores, os SMAS de Sintra procederam, por administração direta, à remodelação da rede de abastecimento de água na Avenida dos Missionários, junto à Escola EB 2,3 António Sérgio. Numa extensão de cerca de 170 metros, os SMAS de Sintra efetuaram a substituição da rede antiga por uma conduta DN 200 mm, em PVC.