Estão a ser instalados novos equipamentos de recolha de resíduos urbanos em Ouressa, freguesia de Algueirão-Mem Martins, no âmbito da renovação da contentorização em curso em várias localidades do concelho, que representa um investimento global de quatro milhões de euros por parte dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra).
Em Mem Martins, na área abrangida pela empreitada em curso de remodelação da rede de abastecimento de água, vão ser instalados 234 equipamentos enterrados (75 indiferenciados, 53 para plástico/metal, 53 para papel/cartão e 53 para vidro), em substituição dos contentores de superfície, divididos por 53 pontos de deposição. O investimento, ao nível de aquisição de equipamentos, ascende a 470 mil euros.
Os primeiros contentores já foram instalados na Avenida Almirante Gago Coutinho, na Praceta Paiva Couceiro, e junto à Praceta Ivens. Após a Avenida Almirante Gago Coutinho, que contará com um total de 20 contentores enterrados, a renovação da contentorização vai prosseguir na Rua Prof. Dr. Joaquim Fontes.
Os novos equipamentos vão aumentar a capacidade de deposição, por se tratarem de equipamentos que variam entre 5 m³ (indiferenciados, plástico/metal e papel/cartão) e 3 m³ (vidro), o que se traduz numa melhoria em termos ambientais, incluindo a diminuição de odores, assim como uma redução do impacto urbanístico e de ocupação do espaço público. Estes equipamentos apresentam ainda uma maior durabilidade e um menor investimento de manutenção.
Além de Mem Martins, a renovação de contentorização está em curso na Serra das Minas (Rio de Mouro), com a instalação de 195 equipamentos, e vai avançar, ainda este ano, nas zonas balneares e localidades adjacentes da área litoral do concelho de Sintra, num total de 174 contentores, divididos por meia centena de locais de deposição.
Os SMAS de Sintra são a maior entidade gestora dos sistemas públicos municipais de distribuição de água em Portugal, contando com mais de 190 mil clientes. Estes serviços municipalizados estão a investir, entre 2021 e 2025, mais de 80 milhões de euros na gestão e inovação dos sistemas de água e resíduos.