Entrou em funcionamento, recentemente, o novo Reservatório de Casas Novas, em Almoçageme (freguesia de Colares), que representou um investimento dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Sintra de 1.389.623 euros. Situado na EN 247 (Colares/Pé da Serra), o novo reservatório vem beneficiar cerca de 5.500 habitantes, que eram servidos por um equipamento agora desativado (Casas Novas) e pelos reservatórios da Azóia e do Penedo.

Esta empreitada conclui o sistema de abastecimento às localidades de Penedo, Casas Novas, Azóia, Atalaia e Ulgueira, assegurando a interligação deste subsistema de abastecimento com a rede geral dos SMAS de Sintra, permitindo regularizar os volumes de água de todo o setor da encosta da Serra de Sintra entre Casas Novas e Adraga.

O novo reservatório, constituído por duas células semienterradas (com capacidade de 1500 m³/cada), vem aumentar o volume de reserva, aumentando a fiabilidade do abastecimento de água à população e a segurança no combate a incêndios, dada a sensibilidade e especificidade da zona onde está inserido (Parque Natural de Sintra-Cascais).

Abastecido através de uma derivação da conduta gravítica Mercês-Pedras da Granja-Colares-Casas Novas, o novo equipamento assegura, com recurso a estações elevatórias, a adução aos reservatórios da Azóia e do Penedo.

Para entrada em funcionamento do novo reservatório, foi necessário prolongar a rede de média tensão para abastecimento de energia elétrica, numa empreitada que implicou um investimento de 27.980 euros.

     

Os SMAS de Sintra são a maior entidade gestora dos sistemas públicos municipais de distribuição de água em Portugal, contando com mais de 190 mil clientes. Estes serviços municipalizados estão a investir, durante o triénio 2019/2021, mais de 50 milhões de euros na gestão e inovação dos sistemas de água e resíduos.

Atualizado a 05/11/2020