Após a instalação de contentores enterrados na Avenida João de Belas, os SMAS de Sintra renovaram a contentorização na Avenida Dr. Leão de Oliveira, também em Belas, contribuindo para um melhor ambiente, já que os novos equipamentos proporcionam um aumento da capacidade de deposição, uma otimização dos meios de recolha e a redução do impacto urbano, com diminuição da ocupação da via pública, nomeadamente das zonas de estacionamento.

A nova contentorização proporciona assim uma valorização ambiental do espaço público, com a diminuição de odores, melhorando a acessibilidade e a higiene, contribuindo para a redução da deposição ilegal de resíduos na envolvência dos equipamentos.

Com um investimento global na ordem dos quatro milhões de euros, os SMAS de Sintra estão a renovar a contentorização em vários pontos do concelho, de uma forma gradual, e a União das Freguesias de Queluz e Belas vai assistir, a curto/médio prazo, à instalação de 105 novos contentores, divididos por 27 pontos de deposição.

As intervenções, à semelhança do que sucedeu na Avenida João de Belas, vão sendo concretizadas em simultâneo com as empreitadas dos serviços camarários no âmbito do Programa Municipal de Recuperação de Vias Rodoviárias. No caso da João de Belas, os trabalhos abrangeram, ainda, a criação de um percurso pedonal e ciclável que beneficia da proximidade do Parque Florestal da Serra da Carregueira.

Atualizado a 30/09/2022