O Museu da Água e Resíduos (MAR), que será inaugurado em breve, começará a ser desvendado na edição do corrente ano do Encontro de Comunicação Ambiental (PURA), que irá decorrer em Braga no próximo dia 23 de maio, numa organização da comissão especializada da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA). Em quarta edição, o PURA 2024 vai ser subordinado ao tema “A Inteligência na Comunicação” e pretende refletir, em particular, sobre os desafios da Inteligência Artificial (IA) na esfera da comunicação empresarial. Entre a inovação e as emoções, o PURA 2024 vai ser, mais uma vez, um momento de partilha de conhecimentos e de experiências entre os profissionais da água e do ambiente.

Com um primeiro painel a questionar se a inteligência artificial é uma oportunidade ou uma ameaça, destaque, posteriormente, para a reflexão em torno da inteligência emocional na água, onde se insere a apresentação do MAR, a cargo de Maria Helena Cardoso, chefe da Divisão de Oficina Ambiental, unidade orgânica dos SMAS de Sintra responsável pela gestão do polo museológico. A pouco mais de um mês da inauguração do MAR, serão revelados alguns pormenores de um espaço que se pretende afirmar como uma referência ao nível da Educação e Sensibilização Ambiental e de divulgação científica e tecnológica, no âmbito do ciclo urbano da água e dos resíduos, sensibilizando a comunidade em geral para os valores da preservação do Ambiente.

No painel da “Inteligência Emocional da Água”, além do MAR (SMAS de Sintra), serão apresentados projetos como a “Campanha Unidos por uma Causa”, da AGERE – Empresa de Águas, Efluentes e Resíduos de Braga, a favor da UNICEF; o “Projeto Heróis da Água”, desenvolvido pela EMAS-Empresa Municipal de Água e Saneamento de Beja; e o “FLUI2030”, da Águas e Energia do Porto. Também o Museu da Água, da EPAL, abordará a importância de comunicar o valor da água.

Promovido pela Comissão Especializada de Comunicação e Educação Ambiental da APDA, que integra profissionais da área da comunicação dos SMAS de Sintra, o PURA 2024 vai, assim, explorar os avanços no domínio da IA. “Vivemos numa era em que a IA desempenha um papel preponderante na transformação da comunicação”, salientam os responsáveis da comissão, que alertam que, no entanto, esta evolução ocorre com “questionamentos éticos, especialmente no que concerne à privacidade, manipulação da informação e impactos no mercado de trabalho”. “Enquanto celebramos os benefícios da IA na comunicação, não podemos ignorar o papel das emoções”, reforça ainda a comissão da APDA, que chama a atenção para a “importância das ligações humanas e da empatia”.

“Neste encontro, abordaremos os desafios da IA na comunicação, destacando a necessidade imperativa de transparência e ética nas decisões tomadas por sistemas automatizados”, concluem os organizadores do evento, que também estará atento às “questões relacionadas com a proteção dos direitos individuais e a inclusão digital”. Entre os oradores, destaque para as intervenções de Rui Passo, vice-presidente e responsável da área da Inovação e Tecnologia do Sport Lisboa e Benfica, e José Pimenta Machado, vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente.

Atualizado a 21/05/2024