
O Museu da Água e Resíduos-MAR vai assinalar, no próximo dia 22 de março (sábado), o Dia da Terra e da Água, com um programa especial de atividades. Os visitantes são desafiados, pelas 11h00, a plantar uma horta, com a plantação de alfaces, tomates, ervas aromáticas, morangueiros, entre outras espécies. Pelas 15h00, será apresentada a peça de teatro “Alex, a Agente do Ambiente”, com o objetivo de sensibilizar a população para comportamentos ambientalmente responsáveis, como a separação dos resíduos, o combate ao desperdício alimentar e a preservação dos recursos naturais.
Com acesso gratuito, o programa de atividades, que coincide com a celebração do Dia Mundial da Água, contempla a vertente prática de colocar as mãos na terra, através da plantação de uma horta, em que será valorizada a Agricultura Biológica por constituir um sistema com adoção de práticas destinadas a minimizar o impacto sobre o ambiente, sem a utilização de fertilizantes sintéticos, e que fornece alimentos mais saborosos, frescos e naturais. Um sistema agrícola sustentável que respeita os ciclos de vida dos solos e dos ecossistemas.
Apresentada pela Companhia de Teatro Gato Escaldado, a peça de teatro, destinada em particular a crianças do Pré-Escolar e do 1.º Ciclo, assume-se como uma aventura divertida em que, entre a realização de jogos, serão divulgados valores e a importância de agir hoje para salvar o amanhã e o Planeta, com enfoque na separação de resíduos, o combate ao desperdício alimentar e a preservação dos recursos naturais.
Para além destas atividades especiais no próximo dia 22 de março, os visitantes terão oportunidade de ficarem a conhecer a exposição inédita do artista plástico Miguel Palma, intitulada “Linha d’Água”, que alia a tecnologia e o ambiente, a imagem de marca dos trabalhos do artista, intimamente ligado a Sintra (onde já residiu, na Eugaria/Colares), que se encontra patente até 31 de março.
Os motivos de interesse para visitar o MAR, espaço museológico gerido pelos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra), estendem-se naturalmente a todo o espaço expositivo, num edifício único e singular na Ribeira de Sintra, que contempla diferentes módulos dedicados ao ciclo urbano da água e dos resíduos, com garantia de “Conhecimento para toda a família”.
Também aos sábados e domingos de março (com exceção do dia 22 devido à programação especial), o espaço proporciona atividades de fim de semana, com sessões às 11h00 e as 15h30, neste caso dedicada ao “Charco”, um local repleto de biodiversidade que foi sendo colonizado de forma natural, que apresenta uma multiplicidade de espécies que podem ser observadas ao vivo neste ecossistema e retratadas num mural pintado pelo artista Tiago Hacke.