O Município de Sintra entregou, esta quinta-feira, o jogo educativo ambiental “Sintra. Lugar da Ciência” a todos os alunos do 1.º Ciclo. Cerca de 13 mil crianças receberam este jogo, totalmente ecológico, que sensibiliza para questões tão prementes como a biodiversidade, energia, água, resíduos e alterações climáticas.
Este jogo educativo ambiental desafia as crianças a transformarem-se em verdadeiros amigos do ambiente e a criarem divertidos projetos com materiais usados. Inserida no âmbito da Estratégia Municipal de Educação e Sensibilização Ambiental, esta oferta da Câmara Municipal e dos SMAS de Sintra visa fomentar a aprendizagem de matérias de âmbito ambiental e que permita às crianças aprender enquanto brincam.
Composto por um kit com puzzle, vários materiais e um guião educativo, este jogo didático foi distinguido com o prémio “Toy Award”, por constituir o primeiro brinquedo científico do mundo 100% sem plásticos. Idealizado por uma empresa portuguesa que se dedica ao desenvolvimento de brinquedos educativos e científicos, o jogo permite a realização de 15 atividades práticas para desenvolver a habilidade manual, a criatividade e o raciocínio em diversas temáticas da sustentabilidade ambiental: água, ar, energias renováveis, resíduos, vida na terra/água, redução, reutilização, reciclagem e compostagem, entre outras.
“Estamos convictos de que este jogo didático constituirá um recurso educativo muito valorizável, seja em contexto familiar ou escolar”, salienta o presidente da Câmara Municipal e do Conselho de Administração dos SMAS de Sintra, Basílio Horta, que realça, ainda, o “significado especial” desta oferta na quadra natalícia e “na fase excecional que vivemos, com muitas famílias a confrontarem-se com expressiva redução das suas disponibilidades financeiras”.
A oferta deste jogo didático, que se destina a crianças a partir dos seis anos de idade, será extensível aos alunos com necessidades educativas especiais, designadamente na área da deficiência.