Fechar a torneira às 22h00 de 22 de março, Dia Mundial da Água, é o desafio da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Água (APDA), através da Comissão Especializada de Comunicação e Educação Ambiental, que, pelo quarto ano consecutivo, pretende sensibilizar para o valor inestimável desse recurso essencial à vida: a água. Evitar qualquer consumo, durante 60 minutos, é o propósito do Movimento H2Off que, mais uma vez, conta com  a adesão dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) como parceiro institucional.

Assumindo-se como um gesto deliberado e consciente, mas também da responsabilidade de cada cidadão, uma hora sem consumir água é, assim, o apelo da APDA para sensibilizar para o valor e importância da água, num momento em que “a escassez hídrica está no centro de todas as atenções, sendo um desafio da Humanidade”. Se no nosso país as preocupações se centram nas regiões do Algarve e do Alentejo, os indicadores à escala planetária são avassaladores: 2 mil milhões de pessoas sem acesso a água potável e 3,6 mil milhões vivem sem saneamento, segundo os números do Relatório Mundial das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento dos Recursos Hídricos 2023.

O Movimento H2Off vai assinalar o Dia Mundial da Água, data instituída pelas Nações Unidas para alertar as populações e os governos para a urgente necessidade de preservação e poupança deste recurso natural tão valioso, num desafio reforçado no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, a agenda mundial para 2030, que estabelece como compromisso para a Humanidade “a garantia da disponibilidade e a gestão sustentável da água potável e do saneamento para todos” (ODS 6).

Esta iniciativa resulta do trabalho desenvolvido pela Comissão Especializada de Comunicação e Educação Ambiental da APDA, que reúne também profissionais na área da comunicação dos SMAS de Sintra, e constitui ainda uma homenagem aos que estão na linha da frente dos serviços essenciais de abastecimento de água e saneamento. Pode consultar mais informações e acompanhar a iniciativa em www.h2off-apda.com.

Atualizado a 01/04/2024