Para assinalar o Dia Mundial da Limpeza (20 de setembro) e o Dia Internacional da Limpeza Costeira (21 de setembro), o Bairro da Tabaqueira, na freguesia de Rio de Mouro, foi palco, esta quinta-feira, de uma ação de limpeza, no âmbito do evento mundial World Cleanup Day. “Vamos limpar antes que o lixo chegue ao mar” foi o mote desta iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Sintra, Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra), Fundação Aga Khan (Projeto SMILE), Tabaqueira e Junta de Freguesia de Rio de Mouro e que contou com a participação de representantes de diversas instituições e moradores, mobilizando cerca de 350 pessoas.
Com ponto de encontro no TabLab, laboratório de descarbonização do Projeto SMILE – Sintra Motion and Innovation Low Emissions, a II Limpeza do Bairro da Tabaqueira pretendeu contribuir para um espaço público mais aprazível e, ao mesmo tempo, que os resíduos não contaminem os ecossistemas marinhos. A recolha dos resíduos que resultaram da iniciativa (cerca de 200 quilos e nove mil pontas de cigarro) foi efetuada por equipas dos SMAS de Sintra e da Junta de Freguesia de Rio de Mouro. Durante a iniciativa, foi apresentado ainda um contentor em forma de cauda de baleia, idealizado e executado pelo artista Nuno Antunes com o apoio dos moradores do bairro, para a recolha de plásticos.
O evento serviu ainda para a apresentação da Voltinhas Smile, a primeira doca de bicicletas elétricas partilhadas do município de Sintra, precisamente no Bairro da Tabaqueira. Com utilização gratuita, mediante inscrição no TabLab, as bicicletas podem ser utilizadas, por um período máximo de 2 horas, entre as 7h00 e as 21h00. Para maiores de 18 anos, o desafio é utilizar as Voltinhas SMILE para pequenas viagens e contribuir para a redução da pegada de carbono no bairro da freguesia de Rio de Mouro.
O Projeto SMILE resulta de um consórcio liderado pela Fundação Aga Khan, em parceria com a Câmara de Sintra, a DST Solar, Innovation Point, Watt-is, Card4b, IrRADIARE, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e International Development Norway Association, que visa promover o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras, criando um laboratório vivo de descarbonização no Bairro da Tabaqueira para mitigação de emissões de carbono. Esta iniciativa permitiu evitar a emissão de 15,9 toneladas de CO2 através da utilização de fontes renováveis de energia elétrica nos edifícios, mobilidade urbana sustentável e práticas de Economia Circular.