Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) continuam a realizar, através dos respetivos serviços operacionais, um conjunto de intervenções nas suas três áreas de atribuição (abastecimento de água, drenagem e tratamento de águas residuais e recolha e transporte de resíduos urbanos). No domínio do saneamento, com seis equipas em permanência, inclusive em regime de piquete, destaque para os trabalhos realizados na Vila de Sintra, na Rua Gil Vicente e nas Escadinhas dos Amarais, assim como na área urbana, em Belas, Mem Martins, Albarraque e Rio de Mouro, mas também em Mucifal (Colares).
No Centro Histórico Património Mundial, na Rua Gil Vicente, em resultado da significativa pluviosidade que se fez sentir, registaram-se dois abatimentos em consequência do colapso do coletor, ainda em alvenaria de pedra, o que obrigou, num caso, à instalação de tubagem em PVC com diâmetro 250 mm e, na outra situação, à reparação do coletor já existente. Esta intervenção obrigou ao corte de trânsito no arruamento. Também devido à forte precipitação, o coletor de águas residuais que assegura a drenagem de grande parte da Vila de Sintra ficou obstruído nas Escadinhas dos Amarais, devido a pedras oriundas das tubagens a jusante, o que provocou danos no pavimento da Calçada dos Amarais como consequência da escorrência de águas residuais através da caixa de visita. Os trabalhos de desobstrução do coletor, através de meios próprios dos serviços, decorreram no passado dia 20 de outubro.
Ainda na área da sede do concelho, em Lourel, as equipas operacionais dos SMAS de Sintra procederam ao nivelamento à cota do pavimento de uma tampa de caixa de visita na Estrada da Cavaleira, que tinha ficado oculta por via de trabalhos de beneficiação do arruamento.
Em Belas, procedeu-se à remodelação integral do ramal doméstico na Rua Aquilino Ribeiro, com a substituição da tubagem em grés, um material cerâmico com menor durabilidade, por PVC de diâmetro 200 mm. A intervenção resultou de uma reclamação por infiltração de efluentes e a necessidade de trabalhos profundos foi identificada através de uma inspeção vídeo ao coletor, que permitiu confirmar a rotura generalizada em função do envelhecimento do grés. Por outro lado, na freguesia de Algueirão-Mem Martins, na Rua Professor Dr. Joaquim Fontes, devido a um extravasamento de águas residuais domésticas e abatimento da calçada, foi efetuada a desobstrução do coletor doméstico de drenagem de águas residuais e a reparação do ramal do n.º 12, numa intervenção condicionada pelas infraestruturas existentes no subsolo e as raízes do arvoredo envolvente.
Também em Rio de Mouro, na Avenida Pedro Nunes, em frente à Escola Secundária Leal da Câmara, os serviços operacionais dos SMAS de Sintra procederam à reparação de uma caixa pluvial, na sequência de intensa precipitação e consequente deformação do pavimento. Em Albarraque, os trabalhos compreenderam a reparação das infraestruturas do sistema de drenagem de águas residuais pluviais, na Rua Álvaro Augusto Rodrigues Vilela na confluência com a Rua do Chafariz, incluindo a reconstituição de câmaras de inspeção, levantamento e reposição de inertes na sub-base do pavimento, com a conclusão dos trabalhos a cargo dos serviços camarários.
No Mucifal, freguesia de Colares, foi necessário proceder à reparação do coletor doméstico situado na Avenida da Liberdade, que ficou danificado na sequência de trabalhos realizados na rede de abastecimento de gás canalizado, sendo necessário mesmo a realização de ações de limpeza e remoção de inertes no interior das tubagens.