A menos de um mês da realização da prova, agendada para 28 de janeiro, continua a decorrer a 2.ª fase de inscrições (https://registerandgo.net/?evento=1206) para mais uma edição da Corrida Fim da Europa. Com um limite de participantes de 3.000 atletas, estão disponíveis assim as inscrições para participar na “prova mais bonita do mundo”, que liga a Vila de Sintra ao Cabo da Roca, num percurso de 17 quilómetros. À semelhança de anos anteriores, também em 2024, os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) vão desafiar os participantes a tornarem esta competição numa corrida com reduzida pegada ecológica.
No último domingo do mês que marca o início de 2024, regressa às estradas sinuosas da Serra de Sintra a 33.ª edição da Corrida Fim da Europa, num percurso delineado entre a Vila de Sintra e o ponto mais ocidental do continente europeu. Com partidas agendadas para as 10h00 e as 10h15 (para dividir os atletas devido às condições naturais do início da prova), os atletas dispõem de um máximo de 2h30 para chegar ao local “onde a Terra se acaba e o Mar começa”, como imortalizou Luís de Camões.
A participação está aberta a todos os interessados, sem distinção de nacionalidade ou sexo, desde que estejam aptos para praticar esforços físicos prolongados, já que se trata de um percurso sinuoso, desgastante e tecnicamente difícil, como alerta a organização desta prova de atletismo de estrada com carácter competitivo.
Constituindo a responsabilidade ambiental uma das principais causas da prova, organizada pelo Município de Sintra, em colaboração com a empresa Podium Events, os SMAS de Sintra vão, mais uma vez, sensibilizar os participantes para a adoção de comportamentos ambientalmente responsáveis, em particular no domínio dos resíduos, sendo disponibilizados equipamentos para a deposição dos mesmos. Em destaque estará, ainda, a promoção da qualidade da água da rede pública.