A Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA) volta a desafiar para que se fechem as torneiras, no próximo sábado (22 de março), por ocasião do Dia Mundial da Água, entre as 22h00 e as 23h00, no âmbito do Movimento H2OFF-Hora de Fechar a Torneira. Pelo quinto ano consecutivo, pretende-se sensibilizar a população para uma utilização mais consciente e sustentável de um recurso essencial à vida. Dinamizado pela Comissão Especializada de Comunicação e Educação Ambiental (CECEA) da APDA, que integra profissionais dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra), o desafio assenta num gesto simbólico, fechar a torneira durante 60 minutos, para alertar para a necessidade de evitar gastos desnecessários.

 

 

O Movimento H2OFF tem mobilizado, nos últimos anos, diversas personalidades públicas, escolas, instituições e entidades gestoras do setor da água e do saneamento, constituindo uma iniciativa que se encontra alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (a agenda das Nações Unidas para o desenvolvimento social, económico e ambiental à escala planetária), nomeadamente a “garantia de água potável e saneamento para todos”, a “proteção do ambiente e procura da sustentabilidade nas cidades” e o “combate às alterações climáticas”.

Através da promoção desta iniciativa, a APDA relembra que uma torneira aberta pode gastar, em média, 12 litros de água em apenas um minuto. “Se cada pessoa desperdiçar um minuto de água por dia em Portugal são 120 milhões de litros de água, o suficiente para satisfazer as necessidades básicas diárias de um milhão de pessoas”, acentuam os elementos da CECEA. “Celebre o Dia Mundial da Água com a H2OFF! Feche a torneira a 22 de março, às 22 horas! Juntos faremos a diferença!”, é o desafio da APDA para que todos se associem a este movimento, que conta com o apoio dos SMAS de Sintra e que constitui, ainda, uma homenagem aos que estão na linha da frente dos serviços essenciais de abastecimento de água e saneamento. Pode consultar mais informações e acompanhar a iniciativa em www.h2off-apda.com.

Atualizado a 20/03/2025