Num gesto simbólico para refletir sobre o valor da água, no próximo domingo (22 de março), Dia Mundial da Água, entre as 22h00 e as 23h00, é Hora de Fechar a Torneira, na 6.ª edição do Movimento H2OFF, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA) e a que se associam os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra). O desafio é simples e voluntário: ao longo de uma hora, não consuma água e reflita sobre o valor desse recurso essencial à vida.

Dinamizado pela Comissão Especializada de Comunicação e Educação Ambiental da APDA, que integra profissionais dos SMAS de Sintra, o Movimento H2OFF pretende sensibilizar a população para uma utilização mais consciente e sustentável da água, alertando para a necessidade de evitar gastos necessários. Este ano, ao fechar a torneira ao longo de 60 minutos, a tónica assenta na consciência sobre o valor da água e a importância da sua gestão de uma forma responsável.

“Mais do que falar apenas de consumo, a 6.ª edição do H2OFF convida a sociedade a pensar para além da torneira e a refletir sobre as decisões que influenciam a gestão da água. Questões como o planeamento das bacias hidrográficas, o ordenamento do território, a gestão dos solos, as alterações climáticas ou a resiliência dos serviços de água fazem hoje parte dos desafios que exigem atenção coletiva”, acentua a comissão especializada da APDA, que alerta que “nos últimos anos, fenómenos climáticos extremos – como cheias intensas ou períodos prolongados de seca – têm demonstrado a vulnerabilidade do ciclo da água e a necessidade de olhar para este recurso de forma mais integrada”.

À semelhança do que sucede desde o início deste movimento, a campanha conta com a participação de um conjunto de embaixadoras e embaixadores oriundos de diferentes áreas da sociedade, como são os casos dos cantores Carlão, Luís Trigacheiro, Ana Bacalhau e os Anjos, mas também o padre Vítor Melícias, o apresentador Pedro Fernandes e o professor universitário Francisco Ferreira.

Nesta sexta edição do Movimento Hora de Fechar a Torneira (H2OFF), os embaixadores vão partilhar breves reflexões em vídeo, em que se pretende lembrar que, por detrás de cada torneira, “existe um serviço essencial, que envolve captação, tratamento, distribuição, controlo de qualidade e proteção ambiental, garantindo diariamente água segura às populações e ao meio ambiente”.

Este ano, a Organização das Nações Unidas (ONU) escolheu o tema “Água e Género” para assinalar o Dia Mundial da Água 2026, que se assinala este domingo. O objetivo é promover o debate sobre a conexão entre água e a equidade de género, uma vez que a falta de acesso a fontes de água doce, saneamento e higiene apropriada afeta, principalmente e de diversas formas, mais mulheres do que homens, tendo em conta a realidade de países com maior escassez de água e menos desenvolvidos.

Mais informações em https://www.h2off-apda.com/

Atualizado a 20/03/2026