Com o Natal à porta, os gnomos continuam a fazer das suas no Reino de Natal, sempre com preocupações ambientais. Para esta manhã de domingo, dia 17, voltam a assumir o papel de artesãos, com um objetivo bem delineado: promover a Economia Circular. No espaço dos SMAS de Sintra instalado no Parque da Liberdade, os seres mágicos vão demonstrar que, através da reutilização de materiais em fim de vida útil, é possível reaproveitar, redesenhar novos produtos, contribuindo assim para a redução do consumo de matérias-primas e para um ambiente mais sustentável. Ou não fossem os gnomos dos SMAS de Sintra, eles próprios, personagens resultantes da Economia Circular.

Na tarde de domingo, para fechar mais uma semana do Reino de Natal, regressam as “Pinturas Faciais sobre Ambiente”, com a Palhaça Patanisca a sensibilizar para as questões da preservação do Planeta, ao mesmo tempo que efetua uma pintura facial ou corporal, que tanto pode ser uma mera gota de água no rosto, no braço ou numa perna e até um trabalho mais elaborado, como a “Princesa Gota d’Água”, “o Pirata dos Ecopontos nunca navegados” ou o “Super-Torneira”, numa atividade marcada pelo afeto da personagem do palhaço com a criança ou mesmo o adulto.

Nesta semana que antecede a noite mais mágica do ano, o Reino de Natal volta ao Parque da Liberdade a partir de quarta-feira e os SMAS de Sintra continuam a dinamizar um conjunto de atividade que alertam que, mesmo nesta quadra, o Ambiente tem estar sempre no centro das atenções. Entre os dias 20 e 22, sempre pela manhã, o destaque recai na “Preservação do Recurso Água”, com o objetivo de sensibilizar para a importância de proteger este bem vital para a vida e dar nota de comportamentos que não devem ser adotados, como o encaminhamento de resíduos para as redes de drenagem de águas residuais, incluindo os óleos alimentares usados.

Ao longo da tarde, durante a semana, a “Casinha dos Duendes” vai conduzir-nos para o fantástico mundo da energia elétrica, entre um emaranhado de circuitos, já que os duendes dispõem de pilhas, transformadores e até painéis solares e estão apostados em não provocar nenhum curto circuito. Os visitantes vão, assim, ser desafiados a descobrir o mundo da eletricidade.

 

No próximo sábado, dia 23 de dezembro, “Os Gnomos cuidam do Ambiente” em torno da correta separação e deposição dos resíduos recicláveis, sensibilizando as crianças para a importância de aumentar a quantidade de materiais a canalizar para a reciclagem, diminuindo, assim, o encaminhamento para aterro. A atividade é dinamizada com recurso a uma piscina insuflável e “resíduos magnéticos”, com os participantes a estarem munidos de uma cana de pesca e o objetivo é colocar o maior número de resíduos nos contentores corretos.

O Reino de Natal regressa, depois, para a derradeira semana, com portas abertas de 27 a 30 de dezembro, mas promete voltar para o ano.

Mais informações em https://www.smas-sintra.pt/reino-natal/

Atualizado a 12/01/2024