O futuro Museu da Água e Resíduos vai receber, no próximo dia 19 de março, entre as 15h00 e as 17h00, o Fórum da Água, numa parceria da empresa Tabaqueira com os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra).
Antecipando o Dia Mundial da Água (22 de março), este evento pretende refletir sobre a importância de melhorar a eficiência da gestão de um recurso cada vez mais escasso. No caso dos SMAS de Sintra, em reflexão estarão questões como a redução da água não faturada, o reaproveitamento de água residual tratada e soluções de futuro como a dessalinização.
O debate insere-se, ainda, no âmbito da certificação da Tabaqueira pela Alliance for Water Stewardship, que reconhece as boas práticas em matéria de uso sustentável da água, sendo a primeira fábrica do país a obter este reconhecimento internacional e a única a manter esta certificação a nível nacional.
“Uma gestão sustentável da água, Water Stewardship e boas práticas” é o título do painel que, entre as 15h30 e as 16h30, vai contar com as intervenções de Carlos Vieira, diretor delegado dos SMAS de Sintra; João Brígido, diretor da fábrica da Tabaqueira; Marta Lima, diretora executiva do Pacto para a Gestão da Água da Católica Lisbon School of Business & Economics; e de Maria João Costa, coordenadora de Água da Associação Natureza Portugal-WWF.
Com a abertura do fórum a cargo de Marcelo Nico, diretor-geral da Tabaqueira, a encerrar estará Pedro Ventura, membro do Conselho de Administração dos SMAS de Sintra e vereador responsável pelo pelouro da Sustentabilidade Ambiental e Transição Energética na Câmara de Sintra. A moderação do evento é da responsabilidade do jornal económico digital ECO.