As equipas de Fiscalização dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) estiveram, esta quinta-feira, nas freguesias de Algueirão-Mem Martins, Agualva, São Marcos e Queluz, no âmbito da sua atividade de deteção de descargas ilegais de resíduos. Nas últimas semanas, foram realizadas ações inspetivas em outras freguesias, tanto na área mais densamente povoada como na zona rural e litoral do concelho.

Em articulação com a Polícia Municipal de Sintra, os fiscais dos SMAS de Sintra procuraram detetar indícios que levem à identificação e punição dos responsáveis por deposições de resíduos que, para além de atentados ambientais, colocam em causa a saúde pública.

No âmbito da parceria com as juntas e uniões de freguesia, as ações de fiscalização são complementadas pela recolha dos resíduos, em particular os denominados “monos”, sejam móveis e colchões, sejam equipamentos elétricos e eletrónicos, desde frigoríficos, máquinas de lavar e até televisores.

As ações de fiscalização conjuntas entre SMAS e Polícia Municipal de Sintra foram reforçadas no terreno e, apesar do vasto território do concelho e os meios sempre limitados em razão do número de infratores, tem sido possível travar e detetar situações de descargas ilegais. Recentemente, foram detetados, em flagrante delito, despejos ilegais de resíduos de construção e demolição (RCD) em zonas como a área envolvente do Sítio Arqueológico de Colaride, Bairro da Xetaria e em território da freguesia de Massamá. Os infratores enfrentam, nestes casos, coimas que podem chegar aos 37.500 euros.

Recorde-se que os RCD são recolhidos gratuitamente pelos SMAS de Sintra até 1 m³ por utilizador/obra, quando são provenientes de obras particulares isentas de licenciamento e não sujeitas a comunicação prévia, sendo disponibilizado mesmo um Big Bag (saco com capacidade de 1 m³). A recolha de “monos” é gratuita, mediante agendamento através da Linha de Resíduos dos SMAS de Sintra-800 210 020 (chamada gratuita), e dos contactos das juntas e uniões de freguesia, disponíveis em https://www.smas-sintra.pt/residuos/rede-de-recolha-de-residuos-urbanos/monos/. Também a recolha de ‘verdes’ é gratuita até 5 m³ por semana por produtor, dado assim resposta às solicitações de recolha de resíduos provenientes da limpeza e manutenção de jardins, espaços verdes públicos ou zonas de cultivo e das habitações, nomeadamente aparas, troncos, ramos, cortes de relva e ervas.

Atualizado a 29/01/2026