Cumpriu-se, este domingo, mais uma edição (a 32.ª) da corrida mais bonita do mundo, que, mais uma vez, se assumiu também como a mais ecológica, com o apoio dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra). Entre a Vila Património Mundial e o Cabo da Roca, os cerca de 2.500 participantes da Corrida Fim da Europa aliaram a prática de exercício físico ao contacto com a natureza da Serra de Sintra, mas foram sensibilizados ainda para a adoção de comportamentos ambientalmente responsáveis.

Constituindo a responsabilidade ambiental uma das principais causas da prova, organizada pela Câmara de Sintra, em colaboração com a empresa Podium Events, os SMAS de Sintra criaram condições para a separação seletiva dos resíduos, em particular no domínio das embalagens de plástico e dos biorresíduos, promovendo ainda a qualidade da água da rede pública, sob o mote “Beba água da torneira”. Para o efeito, no final da corrida, os SMAS procederam à distribuição de águas aromatizadas.

Com partidas às 10h00 e as 10h15 (para dividir os atletas devido às condições naturais do início da prova), os atletas dispunham de 2h30 para chegar ao local “onde a Terra se acaba e o Mar começa”, como imortalizou Luís de Camões. O triunfo na 32.ª edição da Corrida Fim da Europa foi obtido por Bruno Lourenço (Vitória de Setúbal), seguido de Alexandre Felício (Correr Lisboa) e Bacsó Bence (individual). Na geral feminina, o 1.º lugar foi conquistado por Inês Marques (Arrábida Trail Team), com o pódio a ficar completo com Sheila Azevedo (Treino personalizado com Mário Sá) e Laura Grilo (Clube Praças da Armada).

 

A Corrida Fim da Europa contou também com a participação de funcionários dos SMAS de Sintra. A melhor classificação foi conquistada por David Pantana, seguindo-se Jorge Vilela e Marisa Carvalho. Completaram a prova ainda André Pereira, Rui Mendes, Luís Macedo, Nélson Vieira, Ricardo Dias, Ana Dionísio, José Carlos Rodrigues, Bruno Correia e Andreia Duarte.

Atualizado a 13/02/2023