Fomentando a separação seletiva de resíduos, em especial os restos alimentares (biorresíduos), os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) vão apoiar mais uma edição do Festival do Mexilhão, que este ano vai ter lugar, no campo de jogos do Clube Recreativo da Praia das Maçãs (CRPM), nos próximos dias 29 e 30 de março (Sexta-Feira Santa e sábado). Com tenda aberta entre as 12h00 e as 24h00, o evento surge na sequência da tradição local de apanha do mexilhão no feriado da Sexta-feira Santa.

Promovido pela Junta de Freguesia de Colares e pelo CRPM, com o apoio da Câmara Municipal e dos SMAS de Sintra, o evento vai contar com animação musical, na sexta-feira com um espetáculo de sevilhanas (18h00) e os Farra Fanfarra (22h00), enquanto o sábado está reservado para a Academia do Bombo de Mafra (18h00) e o Trio Alcatifa (22h00). O espaço vai contar, ainda, com uma zona de artesanato e uma área infantil.

Sendo o mexilhão o rei do festival, com as estimativas a apontarem para a confeção de duas toneladas, os visitantes terão a possibilidade ainda de degustarem outras iguarias ligadas ao mar, num evento que, para além da tradição, pretende dinamizar a economia local.

À semelhança do que sucede em outras iniciativas de cariz municipal, os SMAS de Sintra vão fomentar a separação seletiva de resíduos, em especial dos restos alimentares que resultarem da confeção local, no sentido de os encaminhar para valorização. No âmbito do Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos, os resíduos orgânicos, recolhidos tanto no setor doméstico, como no Canal HORECA (Hotelaria, Restauração e Cafetaria), estão a ser desviados de aterro e assegurada a sua valorização para produção de composto para fertilização de solos agrícolas e produção de energia.

Atualizado a 01/04/2024