A 2.º edição da EXPOSINTRA, evento que constitui um ponto de encontro entre as empresas da região e a população em geral, volta a contar com a presença dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra). Entre os próximos dias 4 e 6 de outubro, o salão de festas da PetroSintra, na Terrugem, recebe o evento promovido pela Associação Empresarial de Sintra (AESintra) que, mais uma vez, reunirá empresas de diversos setores, visando a troca de experiências e oportunidades de negócio. Os SMAS de Sintra vão aproveitar o evento para a divulgação de projetos de cariz ambiental, como a valorização e reciclagem de têxteis e, em particular, o Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos. O sistema será apresentado, no domingo, pelas 11h15, num momento de networking, de divulgação de projetos e empresas/entidades presentes na ExpoSintra, com a intervenção do diretor delegado, Carlos Vieira.

Durante a realização do certame, os visitantes poderão aderir à recolha seletiva de resíduos alimentares (biorresíduos) que, para além dos benefícios ambientais (resultante da valorização dos resíduos com produção de composto orgânico para fertilização dos solos agrícolas e produção de energia), atribui 1 € de desconto no tarifário dos serviços de água e resíduos dos SMAS de Sintra. Para concretizar esta separação seletiva, os SMAS de Sintra atribuem um pequeno contentor de 7 litros e sacos verdes, onde devem ser depositados os restos alimentares e, posteriormente, encaminhados para o contentor de resíduos indiferenciados. O evento servirá ainda para a divulgação do modelo adotado para as empresas de restauração e cafetaria, Canal Horeca, neste caso assente na atribuição de contentores e sacos verdes de 20 litros.

Para os grandes produtores de restos alimentares, foi criado um circuito exclusivo com recolha dedicada, que conta já com a participação de uma centena de entidades, como empresas de maior dimensão, entidades públicas, estabelecimentos de ensino e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS).

Após uma primeira edição que contou com 50 expositores e recebeu cerca de 1.500 visitantes, a EXPOSINTRA volta a ter como objetivo a dinamização da economia local e a produção dos produtos endógenos, através da marca Made in Sintra, uma parceria entre o Município e a AESintra. O arranque da iniciativa, a partir das 15h00 de sexta-feira, ficará marcado pela entrega de certificados às empresas com 25 e 50 anos de associado. O evento contempla ainda diversos momentos musicais, como a atuação do Grupo Coral da Santa Casa da Misericórdia de Sintra (dia 4, às 18h00), dos Cavaquinhos da Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Massamá (dia 5, às 15h30), do Grupo Jazz “Sons & Compassos” (dia 5, às 17h00);  da Banda Filarmónica de São Bento de Massamá (dias 6, às 11h00) e do Grupo Coral Amigos de São Marcos (dia 6, às 15h30). No derradeiro dia, terá lugar ainda uma atuação de Zumba, com carácter solidário, pela Escola de Dança de Sintra, que atuará ainda através das classes kids. DJ Kuprah, Marco Campaniça e “Seca Adega” são outras das atrações musicais do evento.

Além dos SMAS de Sintra, também a Câmara Municipal vai dispor de um espaço, em que aproveitará para divulgar vários projetos, como o Sintra Integra, o Sintra Inclui, o Gabinete de Inserção Profissional, o FabLab, a Fábrica do Empreendedor, a Rede de Empregabilidade do Concelho de Sintra, projetos ambientais e a Startup Sintra.

A EXPOSINTRA poderá ser visitada gratuitamente, no espaço da PetroSintra (Terrugem), das 15h00 às 00h00 no dia 4 (sexta-feira), das 10h00 às 00h00 no dia 5 (sábado) e das 10h00 às 21h00 no dia 6 (domingo).

Atualizado a 02/10/2024