A Escola Básica Dr. António Torrado, em Agualva, recebeu a exposição “Resíduos e Reciclagem”, um conjunto de 15 roll-ups que abordam questões na área da educação e sensibilização ambiental, concebidos integralmente com recurso a meios internos dos SMAS de Sintra. Estas estruturas comunicacionais procuram contribuir para uma maior consciencialização dos cidadãos, em especial as faixas etárias mais jovens, para a adoção de comportamentos adequados ao nível da separação e deposição de resíduos. A reciclagem, incluindo dicas para que a mesma seja eficaz, e conselhos para a redução de produção de resíduos e como se processa a recolha, transporte e tratamento são algumas das temáticas desenvolvidas na exposição.

A exposição passou por Agualva e estará agora patente na EB do Alto dos Moinhos, na Terrugem,  até 14 de abril. Após a apresentação no Espaço SMAS da Ribeira de Sintra, entre outubro e o início do corrente ano, a mostra arrancou com a sua itinerância no Agrupamento de Agualva e Mira Sintra, com uma passagem pela Escola D. Domingos Jardo, seguindo-se a Secundária Matias Aires e, agora, a Básica Dr. António Torrado.

Inserindo-se no âmbito da Estratégia Municipal de Educação e Sensibilização Ambiental do Município de Sintra, esta exposição foi desenvolvida, ainda, em convergência com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, nomeadamente o 12 relativo a Produção e Consumos Sustentáveis, que tem por objetivo a redução da produção de resíduos, com enfoque na prevenção, redução, reciclagem e reutilização.

Em destaque está, ainda, o alerta de que “O que Cai ao Chão Cai ao Mar”, uma mensagem subjacente ao projeto dinamizado pelos SMAS e pela Câmara de Sintra, para sensibilizar a comunidade que o lixo lançado para o chão, como embalagens descartáveis, pontas de cigarro ou copos de plástico, acabam por ser direcionados para as sarjetas, que, por sua vez, estão ligadas às linhas de água e esses resíduos vão confluir no mar, provocando a sua contaminação e entrando na cadeia alimentar dos animais marinhos. Alguns desses materiais permanecem praticamente inalteráveis na natureza, ao longo de muito tempo, constituindo focos preocupantes de poluição e afetando inúmeros ecossistemas.

Atualizado a 27/03/2023