O impacto ambiental da indústria têxtil e os desafios ecológicos da moda, desde o consumo excessivo de água até à poluição e desperdício, é o mote para a Exposição “Moda Sustentável”, que está patente, desde quarta-feira, dia 28 de agosto, e até ao próximo dia 6 de setembro, na sede dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra), na Portela de Sintra. A exposição desvenda algumas soluções criativas, evidenciando que as peças usadas podem ser transformadas e reutilizadas de uma forma inovadora e sustentável.

A abertura da exposição ficou marcada, ainda, pela realização do workshop “T-Shirt Velha, Saco Novo”, por parte da Câmara de Sintra, em que os participantes foram desafiados a converter vestuário antigo em sacos reutilizáveis, para serem utilizados de forma quotidiana.

No âmbito desta exposição, os colaboradores e clientes dos SMAS de Sintra são convidados a trazerem vestuário que já não usam para serem encaminhados para o Projeto de Valorização e Reciclagem de Têxteis, que se encontra em fase de alargamento a todo o concelho de Sintra e que se assume como um instrumento indispensável no sentido da definição da Estratégia Municipal de Intervenção na Gestão e Recolha Seletiva de Têxteis. Uma estratégia que vai responder à obrigatoriedade de implementação da recolha seletiva destes resíduos em território nacional, que será uma realidade a partir de janeiro de 2025.

Após a exposição na sede dos SMAS de Sintra, que poderá ser visitada pelo público em geral, a “Moda Sustentável” estará patente, entre 10 e 17 de setembro, nas Instalações Oficinais da Portela de Sintra.

Atualizado a 05/09/2024