O Espaço SMAS na Ribeira de Sintra assumiu-se, recentemente, como um ponto oficial de BookCrossing, uma prática de partilha de livros que assenta numa plataforma digital, https://www.bookcrossing.com/, que pretende fomentar a paixão pela leitura e criar uma biblioteca à escala mundial.
As instalações dos SMAS de Sintra contam, atualmente, com cerca de 40 obras literárias de diversos autores, como António Damásio, Keith J. Laidler e Chip Walter, que podem ser requisitados gratuitamente, com qualquer pessoa a dispor da possibilidade de levar um livro, ler e devolver ou partilhá-lo com outras pessoas.
O número e tipos de livros a disponibilizar vão variar de acordo com os participantes deste projeto que, para o efeito, deverão registar-se no site https://www.bookcrossing.com/ e deixarem, nas prateleiras do Espaço SMAS da Ribeira de Sintra, os livros que tenham registado.
A participação dos SMAS de Sintra neste projeto, que surgiu nos EUA em 2001, insere-se na aposta de reutilização, procurando evitar a produção de novos recursos, mas também reforçar o papel cultural do Espaço SMAS da Ribeira de Sintra que, este ano, vai acolher o Museu da Água e Resíduos, assumindo-se como um polo de referência ao nível da educação e sensibilização ambiental e de divulgação científica e tecnológica.