“Água e Governança: Pontes para o Futuro” é o tema do ENEG-Encontro Nacional de Entidades Gestoras de Água e Saneamento que decorre no Europarque, em Santa Maria da Feira, entre terça e sexta-feira, de 18 e 21 de novembro. O maior evento dos setores do abastecimento de água e de saneamento, que em 2023 (em Gondomar) contou com 1.200 inscritos, conta com a participação dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra), com um stand próprio, para além da presença no Pipe Contest-Campeonato Nacional de Montagem de Ramais em Carga para defender o título e o 2.º lugar conquistados na edição passada.

 

Após o “Grito pela Água” de 2023, os responsáveis da APDA (Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas) querem lançar pontes para o futuro, através da governança da água, até porque consideram que, apesar da maior disponibilidade hídrica, “não se pode baixar a guarda”. Para a APDA, promotora do encontro, o grande debate vai centrar-se na reflexão em torno da iniciativa pública “Água que Une”. Uma reflexão que ocorre “num momento em que se reconhece a necessidade de ponderar intervenções com a magnitude dos principais marcos do século passado, abrangendo desde infraestruturas ao imperioso reforço da digitalização e ao repensar da governação”.

O evento vai integrar a realização de sete mesas redondas:  “Os legados da água: história, cultura e valores”; “O poder das comunidades para um futuro resiliente”; “Construir pontes para o futuro climático: parcerias, governança e nexus água-território”; “A revolução da digitalização: desafios e oportunidades na exploração e gestão do setor da água”; “A nova DARU (Diretiva das Águas Residuais Urbanas), desafios e oportunidades do setor”; “PENSAARP (Plano Estratégico para o Abastecimento de Água e Gestão de Águas Residuais e Pluviais) 2030, água que une e o futuro da política pública”; e “Voz à próxima geração na governança da água”.

Para além do grande debate e das mesas redondas, com a intervenção de especialistas do setor, o programa do encontro contempla a apresentação de comunicações, com a análise de temas atuais do setor e perspetivas futuras, que se vão dividir em quatro temáticas: Políticas e Governança; Sustentabilidade e Resiliência; Inovação e Tecnologia; e Relação com a Comunidade. Assumindo-se ainda como um espaço de exposição dos mais recentes equipamentos, produtos e serviços, para os setores do abastecimento de água e do saneamento, o ENEG será palco, ainda, da atribuição dos Prémios APDA-Tubos de Ouro 2025, que visam distinguir os melhores projetos ao nível da sustentabilidade, de comunicação do valor da água, de interação com o cliente e de inovação e digitalização.

O Pipe Contest-Portugal 2025, Campeonato Nacional de Montagem de Ramais em Carga, será outro dos pontos altos do ENEG 2025, sendo uma iniciativa técnica com significativa componente lúdica, que fomenta a sã competitividade entre as entidades gestoras, e que consiste na montagem de um ramal, no mais curto espaço de tempo possível, a partir de uma conduta de distribuição sob determinada pressão. Após dois segundos lugares, em 2019 e 2021, os SMAS de Sintra obtiveram, pela primeira vez, em 2023, o mais alto lugar do pódio, através da equipa coordenada por Marco Sousa e que integrava Edgar Ferreira, Fábio Nunes e Nelson Silva. O segundo lugar foi conquistado também por outra equipa dos SMAS de Sintra, que contava com Paulo Monteiro, Tiago Aniceto, Telmo Leitão e Marco Martins.

Atualizado a 18/11/2025