“Avanços tecnológicos e estratégias na medição da água” é o tema do encontro a realizar em Beja, no próximo dia 21 de março, promovido pela Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA). O evento pretende refletir sobre a evolução tecnológica na área dos equipamentos de medição de consumo, que passaram dos mecânicos para os denominados ultrassónicos, já com a integração de tecnologias de comunicação. Em análise, para além da sustentabilidade do ciclo de vida dos contadores e metodologia de gestão do parque de equipamentos, estará a telemetria, que permite a obtenção remota e centralizada da informação produzida pelos aparelhos de medida dos clientes, num painel que será moderado por Carlos Nunes, diretor do Departamento Comercial dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra).
Promovido pela Comissão Técnica de Normalização da APDA, o encontro visa consciencializar o setor para “as especificidades dos novos equipamentos e os cuidados a ter na sua seleção”, com a apresentação de tecnologia para o setor residencial e a partilha da experiência da EPAL. O evento servirá ainda, tendo em conta a economia circular e a redução da pegada carbónica, para refletir sobre “o que fazer aos contadores que serão desinstalados e aos novos quando atingirem o seu fim de vida”.
“Serão também abordados os principais sistemas de comunicação disponibilizados nos contadores, que são uma ferramenta de extrema utilidade, não só, mas, principalmente, quando associados a plataformas analíticas de apoio à decisão”, acentuam os responsáveis da comissão da APDA, que sublinham a importância dos equipamentos em apreço, seja para a medição para controle nas redes de distribuição, seja para efeitos de faturação no consumidor final.
Durante a realização do encontro, que vai decorrer das 9h00 às 17h00, vai ter lugar uma mostra de equipamentos, produtos e serviços.