
As Operações Integradas Locais (OIL), em curso na região de Lisboa com vista a promover a inclusão social, são motivo para um encontro metropolitano que vai decorrer no próximo dia 24 de fevereiro, entre as 9h30 e as 17h00, no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra. Promovido pela Área Metropolitana de Lisboa, o Encontro “Comunidades em Ação” vai dar a conhecer os projetos, financiados no âmbito do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, que estão em curso nos concelhos de Sintra, Cascais e Oeiras. No caso de Sintra, as OIL estão a beneficiar comunidades desfavorecidas de Algueirão-Mem Martins, Agualva/Mira Sintra e Queluz/Belas e contam com a parceria dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra), que se materializa no âmbito do eixo “Ambiente e Valorização do Espaço Público”.
O encontro metropolitano vai contar com duas mesas-redondas, uma sobre “Problemas e Dificuldades” e outra sobre “Resultados e Futuro”, após a sessão de abertura a cargo do presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, do presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, e do vereador da Câmara de Oeiras, Nuno Neto. Além da projeção de filme, relativo às operações, o encontro vai contemplar a visita a intervenções em cada um dos concelhos: campo de rugby da OIL de Algueirão-Mem Martins (Sintra); Bairro dos Navegadores (Oeiras) e Bairro de Matos Cheirinhos (Cascais).
Destinado a decisores políticos, parceiros executores, dirigentes e técnicos municipais, este encontro será o quinto de uma série de seis eventos bianuais, depois dos realizados em Lisboa, Alcochete, Loures e Barreiro, para dar a conhecer o trabalho desenvolvido na totalidade dos 18 municípios da AML. Concretizado através de seis intervenções intermunicipais, o investimento traduz-se em 31 operações locais e em centenas de projetos, que visam “a redução dos níveis de pobreza e de exclusão social nos territórios, a promoção do acesso alargado à habitação, à saúde e aos serviços públicos, a qualificação das competências sociais e económicas das populações mais desfavorecidas, a melhoria dos mecanismos de integração, inclusão e de inovação social e a ampliação das competências e resiliência das comunidades”.
Os SMAS de Sintra são um dos parceiros das OIL de Algueirão-Mem Martins, Agualva/Mira Sintra e Queluz/Belas e, no eixo “Ambiente e Valorização do Território”, estão a aprofundar o Projeto “Compostagem é Reciclar e Reutilizar-Ser Melhor pelo Ambiente!”, através da criação de seis ilhas de compostagem urbana e a disponibilização de 600 compostores domésticos e 20 comunitários, assim como potenciar o “Projeto de Valorização e Reciclagem de Têxteis”. A aposta assenta no desenvolvimento de iniciativas práticas de promoção da Economia Circular, por um lado, através da formação em compostagem, agricultura biológica e criação de hortas, e, por outro, a realização de ações de sensibilização no âmbito do valorização de têxteis.
No âmbito destes dois projetos, desenvolvidos pelos SMAS de Sintra, pretende-se potenciar a recolha seletiva das frações de resíduos orgânicos e de têxteis e a consequente redução dos resíduos encaminhados para aterro, fomentando, assim, a diminuição da produção de resíduos indiferenciados. Estas operações estão a ser desenvolvidas em Algueirão-Mem Martins, com especial incidência no Bairro da Nova Imagem, Casal de São José e Tapada das Mercês; em Agualva/Mira Sintra, com principal enfoque em Mira Sintra; e em Queluz/Belas, centralizado nos territórios dos bairros do Pego Longo e Pendão.