Está em curso a empreitada de construção do subsistema de Palmeiros e Alto das Falimas, na União das Freguesias de Almargem do Bispo, Pêro Pinheiro e Montelavar, que representa um investimento de 1 milhão e 100 mil euros dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra). Os trabalhos decorrem atualmente na Estrada Nacional 117, no âmbito da requalificação da rede de abastecimento de água, e estão a ser realizados através de um método que não implica a abertura de vala tradicional. Com conclusão prevista para este ano, a intervenção vai dotar aquelas localidades de rede de drenagem de águas residuais domésticas, incluindo a construção de estação e conduta elevatória, para além de concluir a remodelação da rede de distribuição de água. Esta empreitada vai beneficiar cerca de 300 habitantes.

Para minimizar a abertura de vala em plena estrada nacional, os trabalhos compreendem a destruição por rebentamento da conduta existente, de diâmetro 125 mm em fibrocimento, e a introdução de uma nova tubagem de diâmetro superior, DN 160 mm em PEAD (Polietileno de Alta Densidade), num processo em curso ao longo de dois quilómetros, entre o Alto das Falimas e a zona da passagem de nível do Sabugo. A destruição da conduta existente é efetuada através de um mecanismo cónico, de diâmetro superior ao da tubagem existente, com os fragmentos a serem projetados contra o solo envolvente. A nova tubagem vai sendo instalada ao longo do percurso à medida que ocorre a destruição da conduta em fibrocimento.

Assumindo-se como uma boa alternativa ao método tradicional, através de abertura de vala, este método minimiza os incómodos que resultam de uma intervenção na berma de uma via rodoviária com bastante tráfego.

Com esta obra, Palmeiros e Alto das Falimas ficam dotadas de saneamento, com as águas residuais a serem encaminhadas para a estação elevatória e posterior tratamento na ETAR de Cortegaça e Coutinho Afonso. As duas localidades não dispõem de rede de drenagem de águas residuais, sendo o tratamento garantido através de sistemas unitários (fossas sépticas) que, em face da natureza rochosa do solo, permitem, pontualmente, escorrências de efluente. A intervenção procura responder, ainda, à necessidade de remodelar a rede de abastecimento de água, constituída por tubagens já em fim de vida, para além de redefinir os patamares altimétricos (reduzindo a elevação de parte dos volumes do consumo) a partir do futuro Reservatório de Cortegaça, diminuindo a área de influência do Reservatório do Sabugo que abastece estas localidades.

Constituindo a união de freguesias com o segundo maior volume de investimentos dos SMAS de Sintra, Almargem do Bispo, Pêro Pinheiro e Montelavar foi palco, nos últimos anos, de obras no montante de 5 milhões de euros, com destaque para a construção das redes de drenagem de águas residuais de Almornos, Mancebas e Fonte da Aranha e das redes de abastecimento de água e de águas residuais em Aruil, Biqueirão e Alveijar. Na área do abastecimento de água, além do prolongamento da rede em Dona Maria, outra empreitada residiu na instalação de conduta e válvula redutora de pressão em Morelena. No domínio do saneamento, merece referência a execução da rede de drenagem em Camarões, a remodelação das redes nas avenidas da Liberdade e 25 de Abril, em Pêro Pinheiro e a construção do emissário de ligação em Aruil.

Por administração direta, através de meios próprios dos serviços, foi realizada ainda a instalação da rede de drenagem de águas residuais e ramais elevatórios na Rua dos Massapez, em Montelavar, com ligação ao coletor existente na Rua do Outeiro. Esta artéria também beneficiou da substituição integral da conduta de abastecimento de água.

Com um conjunto de investimentos em agenda, no montante a rondar os 10 milhões de euros, a próxima intervenção compreende a requalificação da ETAR de Almargem do Bispo, que representa um investimento de 640 mil euros, que já foi alvo da assinatura do auto de consignação.

Atualizado a 22/02/2023