Os ecocentros móveis continuam perto de si. Este mês, na União das Freguesias de Sintra, na Vila de Sintra, no Largo D. Manuel I, e na Abrunheira, na Rua Carlos Paião, junto à EB1. Nestes equipamentos de deposição de resíduos específicos, pode deixar as suas cápsulas de café, lâmpadas LED e fluorescentes e loiças, espelhos e vidros, entre outros fluxos.

Os equipamentos que se encontram instalados na União das Freguesias de Sintra, ao longo deste mês de outubro, permitem ainda a deposição de embalagens contaminadas (como latas de tinta vazias); óleos alimentares usados; livros e revistas; têxteis; pequenos elétricos e eletrónicos (como ferros de engomar, torradeiras, batedeiras, calculadoras, aparelhos de rádio e telemóveis); rolhas de cortiça; toners e tinteiros; e pilhas e baterias.

Para facilitar o acesso dos munícipes aos ecocentros móveis, estes equipamentos estão a ser instalados, com uma periodicidade mensal, nas diferentes freguesias do concelho de Sintra, mas também marcam presença em eventos de organização municipal, juntas de freguesia e de iniciativa associativa. A escolha das localizações, em cada uma das freguesias e que é divulgado em https://www.smas-sintra.pt/ecocentro-movel/, privilegia a proximidade de estabelecimentos de ensino e áreas com maior mobilização da população local.

Com estes ecocentros móveis, é possível aos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra melhorar a gestão de resíduos e aumentar a separação seletiva de materiais que, usualmente, acabam por ser depositados nos contentores de resíduos indiferenciados (lixo comum), sendo encaminhados para aterro e, deste modo, não passíveis de valorização.

Após a sua deposição nestes ecocentros móveis, estas tipologias de resíduos são transportadas para as instalações da Tratolixo (empresa responsável pelo tratamento dos resíduos nos concelhos de Sintra, Cascais, Mafra e Oeiras), que os encaminha para reciclagem por parte de diferentes operadores ou entidades gestoras do setor.

Atualizado a 14/10/2025