
Acumula em casa as cápsulas de café e não sabe o destino mais adequado para as encaminhar para reciclagem? As lâmpadas LED e fluorescentes, em especial as tubulares, são um quebra-cabeças a ocupar espaço, à espera da deslocação ao ponto eletrão mais próximo? O mesmo acontece com pequenos equipamentos elétricos e eletrónicos (como ferros de engomar, torradeiras, batedeiras, calculadoras, aparelhos de rádio e telemóveis)? Para estes e outros fluxos de resíduos específicos, os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) disponibilizam ecocentros móveis, que permitem aumentar a recolha seletiva de materiais que, usualmente, acabam por ser depositados nos contentores de resíduos indiferenciados, sendo encaminhados para aterro e, desta forma, não passíveis de reciclagem. Após a sua deposição nestes equipamentos, as várias tipologias de resíduos são transportadas para as instalações da Tratolixo (empresa responsável pelo tratamento nos concelhos de Sintra, Cascais, Mafra e Oeiras), que os encaminha para reciclagem por parte de diferentes operadores ou entidades gestoras do setor.
Ao longo do mês de setembro, um dos equipamentos de maior dimensão já está instalado em Massamá, na Avenida 25 de abril, junto ao Parque Salgueiro Maia, e, neste caso, poderão ali ser depositadas embalagens contaminadas (como latas de tinta vazias); pequenos elétricos e eletrónicos; cápsula de café; lâmpadas; toners e tinteiros; e pilhas e baterias, assim como óleos alimentares usados; livros e revistas; têxteis; loiças, espelhos e vidros e rolhas de cortiça.
Também na Praia Grande, desde a passada sexta-feira (29 de agosto) e até 14 de setembro, por ocasião do Sintra Bodyboard Pro Fest (3 a 7 de setembro) e do Festival da Sardinha (12 a 14 de setembro), outro ecocentro móvel permite a deposição de embalagens contaminadas; pequenos elétricos e eletrónicos; cápsula de café; lâmpadas; toners e tinteiros; e pilhas e baterias.
Para facilitar o acesso dos munícipes aos ecocentros móveis, estes equipamentos estão a ser instalados, com uma periodicidade mensal, nas diferentes freguesias do concelho de Sintra, mas também marcam presença em eventos de organização municipal, juntas de freguesia e de iniciativa associativa. A escolha das localizações, em cada uma das freguesias, privilegia áreas com maior mobilização da população local, incluindo as imediações de estabelecimentos de ensino ou de estações ferroviárias.