Até ao final do mês de novembro, os ecocentros móveis dos SMAS de Sintra estão instalados na Portela de Sintra, na Praça D. Afonso V; na Ribeira de Sintra, junto ao Museu da Água e Resíduos-MAR e no Largo da República, em Agualva. Os munícipes dispõem, assim, de locais apropriados para a deposição de fluxos específicos de resíduos, permitindo desviá-los do encaminhamento para aterro e sendo possível a sua valorização. Após a sua recolha nestes ecocentros móveis, os resíduos são transportados para as instalações da Tratolixo (empresa intermunicipal responsável pelo tratamento de resíduos nos concelhos de Sintra, Cascais, Mafra e Oeiras), que os encaminha para reciclagem por parte de diferentes operadores ou entidades gestoras do setor.

Na Portela de Sintra, o ecocentro móvel está apto a receber desde embalagens contaminadas (como latas de tinta vazias) até pequenos elétricos e eletrónicos (ferros de engomar, torradeiras, batedeiras, calculadoras, aparelhos de rádio e telemóveis), mas também cápsulas de café; lâmpadas (LED e fluorescentes); toners e tinteiros; e pilhas e baterias.

Junto ao MAR, na Ribeira de Sintra, e no Largo da República, em Agualva, encontram-se instalados ecocentros de maior dimensão que, para além das tipologias de resíduos já enunciadas, permitem a deposição de óleos alimentares usados; livros e revistas; têxteis; loiças, espelhos e vidros; e rolhas de cortiça.

Os SMAS de Sintra pretendem, com estes ecocentros móveis, melhorar a gestão de resíduos e aumentar a separação seletiva de materiais que, usualmente, acabam por ser depositados nos contentores de resíduos indiferenciados (lixo comum). Para além do cumprimento das metas ambientais ao nível da reciclagem, pretende-se estimular o envolvimento dos munícipes na separação correta dos resíduos. Os novos ecocentros móveis retiram, também, materiais perigosos (pilhas, lâmpadas e embalagens contaminadas) do lixo comum, aumentando a segurança nas operações de recolha e tratamento.

Para facilitar o acesso dos munícipes a estes equipamentos, os mesmos são colocados, com uma periodicidade mensal, nas diferentes freguesias do concelho de Sintra, mas também são instalados por ocasião de eventos de organização municipal, juntas de freguesia e de iniciativa associativa. A escolha das localizações, em cada uma das freguesias e que é divulgado em https://www.smas-sintra.pt/ecocentro-movel/, privilegia a proximidade de estabelecimentos de ensino e áreas com maior mobilização da população local. Durante este mês de novembro, nas imediações dos ecocentros móveis, os SMAS de Sintra vão promover ações de sensibilização sobre REEE (Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos), no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, este ano agendada para 22 a 30 do corrente mês.

Atualizado a 13/11/2025