Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) apoiaram mais uma edição do Corta Mato de apuramento para o Nacional do Desporto Escolar, que decorreu esta terça-feira, dia 7 de fevereiro, na Base Aérea n.º 1, na Granja do Marquês. Com a participação de 1500 alunos, em representação de estabelecimentos de ensino dos concelhos de Sintra, Amadora, Cascais e Oeiras, os SMAS de Sintra sensibilizaram para a correta separação dos resíduos, em particular no domínio das embalagens de plástico e de indiferenciados, neste caso com particular enfoque nos restos alimentares (biorresíduos).
O evento é um dos pontos altos do Desporto Escolar na região, incluindo jovens com necessidades educativas especiais, assim como representantes de escolas do ensino público, profissional e cooperativo. Para além de tornar ecológico esta prova desportiva, os SMAS de Sintra pretendem passar uma mensagem de sustentabilidade às novas gerações, fomentando a recolha seletiva e apostando em transformar os resíduos valorizáveis em recursos, dando forma prática ao conceito de Economia Circular.
À semelhança do que aconteceu, recentemente, no âmbito da Corrida Fim da Europa, os SMAS de Sintra disponibilizaram contentorização específica para a recolha seletiva de plásticos, no sentido do encaminhamento para reciclagem, assim como equipamentos para recolha de indiferenciados e, em particular, para os biorresíduos, para a deposição de cascas de frutas e outros resíduos orgânicos.
A prova contou com o apoio, para além dos SMAS de Sintra, da Câmara Municipal de Sintra e da Academia da Força Aérea e é promovido pela Direção de Serviços da Região de Lisboa e Vale do Tejo, Coordenação Local do Desporto Escolar de Sintra e Coordenação Local do Desporto Escolar de Amadora, Cascais e Oeiras.