Após intervenção similar em São Marcos e Casal do Cotão, os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) estão a requalificar cerca de duas dezenas de contentores de deposição de resíduos urbanos na Vila de Sintra, através da renovação do revestimento dos equipamentos. O novo revestimento assume-se como um inovador suporte comunicacional, desafiando os munícipes a fazerem melhor pela sustentabilidade ambiental.

A intervenção na sede do concelho, que arrancou na Rua António Cunha (junto à Escola EB 2.3 D. Fernando II), na Avenida Adriano Júlio Coelho (junto à Igreja de São Miguel) e na Rua Tomé de Barros Queirós (Mercado da Estefânia), sucede à realizada em São Marcos e no Casal do Cotão, na União das Freguesias de Cacém e São Marcos, que abrangeu a requalificação de 115 contentores enterrados, divididos por 28 locais de deposição.

A renovação do revestimento abrange ainda artérias como a Rua João de Deus (nas imediações da estação ferroviária de Sintra), a Rua Guilherme Gomes Fernandes (junto à Câmara Municipal de Sintra) e o Largo Dr. Gregório de Almeida (Vila Velha), replicando uma intervenção já realizada na Portela de Sintra. Também na Praia Grande, a renovação da contentorização, concretizada igualmente em 2020, apela à adoção de boas práticas ambientais por parte dos cidadãos, neste caso assente na mensagem de que “O que não acaba aqui, acaba no Mar”.

“Separe e acondicione os seus resíduos”, “Coloque os resíduos dentro dos contentores”, “Se o contentor estiver cheio, procure o mais próximo” são alguns dos conselhos que constam do revestimento em instalação na Vila de Sintra, centrados na mensagem “Fazer melhor pela sustentabilidade ambiental”. Os novos revestimentos, que incluem imagens digitais impressas em grande formato, contemplam ainda informação sobre recolha de materiais volumosos (monos) e resíduos verdes, apelando ao cumprimento das regras de deposição e enunciando as implicações monetárias que decorrem da deposição ilegal.

Recorde-se que os SMAS de Sintra estão a investir quatro milhões de euros na renovação de contentorização em vários pontos do concelho, com as principais intervenções em curso na Serra das Minas, com instalação de 195 equipamentos; na Tapada das Mercês (231); em Mem Martins (234) e nas zonas balneares e localidades adjacentes da área litoral (174). Também no Algueirão, no âmbito da empreitada de requalificação da rede de abastecimento de água, está prevista a instalação de 170 contentores enterrados.

Atualizado a 30/09/2021