Contagem decrescente para mais uma edição do Festival do Mexilhão, na Praia das Maçãs, que conta com o apoio dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra).  A decorrer esta sexta-feira e sábado, entre as 12h00 e as 24h00, o evento vai  ter lugar no recinto do campo de jogos do Clube Recreativo da Praia das Maçãs. Promovido pelo clube local, com o apoio da Junta de Freguesia de Colares, da Câmara Municipal e dos SMAS de Sintra, o Festival do Mexilhão surge na sequência da tradição local de apanha do mexilhão no feriado da sexta feira santa.  Ao longo destes dois dias, os SMAS de Sintra vão contar com um espaço de sensibilização e adesão para o Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos.

Este ano, o evento conquistou um novo espaço e, para além de uma tenda onde serão confecionadas e degustadas as iguarias ligadas ao mar, em particular o mexilhão, de mil e uma maneiras e feitios, os visitantes contam com animação musical, uma zona de artesanato e uma área infantil para os mais pequenos.

Também os SMAS de Sintra marcar presença neste evento em que a organização espera que sejam confecionadas qualquer coisa como duas toneladas de mexilhão. No local, além da contentorização destinada a recolher as cascas dos bivalves e outros restos alimentares, os SMAS de Sintra dispõem de um espaço para promover a adesão ao Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos.

Recorde-se que a adesão ao sistema, para além das vantagens ambientais, que decorrem do desvio de encaminhamento dos resíduos orgânicos para aterro e a sua valorização para produção de composto para fertilização de solos agrícolas ou produção de energia, confere um desconto de 1€ no tarifário dos serviços de água e resíduos de 2023.

Atualizado a 28/04/2023