Contagem decrescente para mais uma edição, a 35.ª, da Corrida Fim da Europa, provavelmente “a prova mais bonita do mundo”, num percurso de 17 quilómetros entre os encantos de Sintra e a imensidão do Atlântico agendado para o próximo domingo, dia 25 de janeiro. Com coorganização da Câmara Municipal de Sintra, SMAS de Sintra e Podium Events, são esperados cerca de três mil atletas para ligar a Vila Património Mundial ao Cabo da Roca, num evento que alia a prática desportiva ao contacto com a natureza, mas sem descurar as preocupações ambientais ao longo do percurso na Serra de Sintra, em zona classificada como Parque Natural de Sintra-Cascais.
Com partida no “coração” do centro histórico, junto à Fonte Mourisca, na Volta do Duche, a prova contempla passagens por zonas emblemáticas como a Rampa da Pena e a área florestal junto ao Santuário da Peninha, com a parte final a contemplar o percurso com vista para o Oceano Atlântico, com a meta instalada no ponto mais ocidental do continente europeu, “onde a terra se acaba e o mar começa”.

No ano em que comemoram oito décadas ao serviço dos sintrenses, os SMAS de Sintra vão aproveitar esta competição para potenciar a adoção de comportamentos ambientalmente responsáveis, por parte dos atletas, tanto ao nível do abastecimento de água como da deposição de resíduos. No primeiro caso, será fomentado o consumo de água da torneira, promovendo ainda a sua qualidade, com distribuição de águas aromatizadas no final da prova e a disponibilização de três bebedouros. Para reduzir a produção de resíduos, serão disponibilizados copos reutilizáveis. No local da partida e da chegada e ao longo do percurso, haverá reforço dos equipamentos de deposição de resíduos urbanos, em particular os destinados ao plástico, papel/cartão e indiferenciados, sendo conferida ainda particular atenção aos biorresíduos que resultam da oferta de alimentos (como fruta) por parte da organização no final da prova.
Com os atletas a disporem de duas horas e meia para cumprirem o percurso, a partida será dividida em dois grupos, às 10h00 e as 10h15, devido às condicionantes naturais do local da partida. O percurso atravessa a Serra de Sintra em toda a extensão, sendo “sinuoso, desgastante e tecnicamente difícil”, pelo que os participantes deverão estar aptos para praticar esforços físicos prolongados.
Para além de contribuírem para a preservação do ambiente, através da disponibilização de recursos logísticos na área do reabastecimento e da recolha de resíduos, os SMAS de Sintra vão contar com a participação de uma equipa, mas este ano sem a presença do grande vencedor do ano passado, o atleta federado Pedro Alves (atualmente a representar o CF “Os Belenenses), que está a preparar a sua presença no Campeonato Nacional de Estrada, que vai ter lugar na Figueira da Foz. Recorde-se que, após um 2.º lugar em 2024, Pedro Alves (que desempenha a sua atividade profissional na área do Atendimento Comercial e Cobrança do Departamento Comercial dos SMAS Sintra) subiu ao lugar mais alto do pódio em 2025.
Mais informações e inscrições em https://fimdaeuropa.com/







