Com conclusão prevista para o segundo semestre de 2023, estão em curso as obras de construção do subsistema de saneamento de Areias e Alvarinhos, um investimento dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) no montante de 2 milhões de euros. Os trabalhos abrangem as localidades de Areias, Alvarinhos e A-do-Longo e compreendem a construção dos coletores de drenagem de águas residuais domésticas e pluviais, para além da remodelação da rede de abastecimento de água. A empreitada decorre, neste momento, em plena Estrada Nacional 247 (Sintra-Ericeira).
A intervenção vai beneficiar cerca de 600 pessoas, dotando de saneamento aquelas localidades que integram a União das Freguesias de São João das Lampas e Terrugem, no âmbito da construção do sistema de saneamento que engloba, ainda, Barreira, São Miguel e Funchal. Neste caso, estas povoações foram alvo de outra empreitada, num investimento de 1 milhão e 100 mil euros.
“A empreitada de Areias e Alvarinhos insere-se no plano de investimentos dos SMAS de Sintra para o território de São João das Lampas e Terrugem, que ascende a mais de 22 milhões de euros”, frisa Carlos Vieira, após uma visita às obras. Este responsável recorda que, ainda nesta união de freguesias, estão a decorrer os trabalhos em Silva, Faião, Cabrela e Casais de Cabrela (1 milhão e 600 mil euros), tendo sido concluída este mês a construção da ETAR de Cabrela (660 mil euros).
Quanto a investimentos futuros em São João das Lampas e Terrugem, a prioridade reside na construção da ETAR de Alvarinhos e Areias (mais de 700 mil euros), para complementar a empreitada nestas duas localidades. Em carteira estão, ainda, a construção da rede de águas residuais domésticas e remodelação da rede de abastecimento de água de Codiceira, Fachada e Chilreira, Ribeira de Rio de Cões, Alfaquiques, Aldeia Galega, Catribana e Assafora.
As intervenções planeadas vão abranger, também, a construção da ETAR do Sacário, a reabilitação do Reservatório da Terrugem, a remodelação e prolongamento das redes de água entre a Amoreira e a Assafora, e, por último, a requalificação do sistema de abastecimento de água e de saneamento em Seixal, Arneiro da Arreganha, Moucheira e Pêro Leite.
Entre 2017 e 2022, foram concretizadas obras que totalizam 5,8 milhões de euros. No domínio do tratamento das águas residuais, referência para a construção da ETAR de Almorquim (227 mil euros), a ampliação e remodelação da ETAR de Vila Verde (1 milhão), reabilitação da ETAR do Magoito (894 mil) e execução da ETAR de Godigana (394 mil). O investimento mais vultuoso foi concretizado na remodelação da rede de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais de Godigana e Carne Assada, no valor de 1, 7 milhões de euros, seguindo-se a construção do já referido subsistema de saneamento de Barreira, São Miguel e Funchal, no montante de 1 milhão de euros.
Os SMAS de Sintra são a maior entidade gestora dos sistemas públicos municipais de distribuição de água em Portugal, contando com mais de 195 mil clientes. Estes serviços municipalizados estão a investir, entre 2023 e 2027, mais de 74 milhões de euros na gestão e inovação dos sistemas de água (distribuição e saneamento) e recolha de resíduos.