A apresentação do estudo “Água e Saneamento em Portugal – O Mercado e os Preços 2024” vai ter lugar no Colóquio “A Economia do Setor da Água”, agendado para Viana do Castelo (Forte de Santiago da Barra), no próximo dia 7 de novembro, numa organização da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Água (APDA). Com carácter bienal, o estudo proporciona uma leitura evolutiva do setor, efetuando a caracterização das entidades gestoras, a tipificação dos tarifários e a recolha e tratamento dos preços de água e saneamento em Portugal. O estudo vai ser apresentado por elementos da Comissão Especializada de Legislação e Economia da APDA, incluindo a diretora do Departamento Administrativo e Financeiro dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra), Paula Lopes.
O estudo apresenta algumas temáticas novas, como a contratação pública e o princípio da unidade da despesa e a gestão das aquisições nas entidades gestoras dos sistemas públicos de água e saneamento, mas também a contratação pública em setores especiais (sociedades concessionárias). Também aprofundada é a questão da proteção de dados pessoais, assim como a evolução internacional do setor.
Após a apresentação do estudo, o colóquio vai contar com uma mesa redonda sobre a implementação, financiamento e monitorização do PENSAARP 2030 (Plano Estratégico de Abastecimento de Água e Gestão de Águas Residuais e Pluviais). Para além da intervenção a cargo de Jaime Melo Baptista, conselheiro estratégico da LIS-Water, Lisbon International Centre for Water, o evento vai contar com as participações de Afonso Sebastião (técnico especialista do Departamento de Sistemas de Águas da ERSAR); Eduardo Marques (presidente da direção da AEPSA-Associação das Empresas Portuguesas para o Sector do Ambiente); Francisco Narciso (presidente do Conselho de Administração da SIMARSUL-Saneamento da Península de Setúbal); Rui Marreiros (vice-presidente da Câmara de Beja) e Susana Ferreira (vice-presidente da APDA).