Para que os mais jovens transmitam a mensagem aos familiares e amigos, mas também para que não se esqueçam que o vidro é sempre no ecoponto verde, quando se tratam de garrafas, frascos e boiões, os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) estão a levar a campanha “Sintra Vidro + Vidro” à Escola Secundária de Santa Maria, na Portela de Sintra. Após a sensibilização para a comunidade em geral, nas Festas de São Pedro, e em particular para os comerciantes, que contemplou ainda a cedência gratuita de contentores, a campanha chegou agora à população estudantil, para um universo de 1.400 alunos do Agrupamento Monte da Lua.
Através de várias sessões, com a primeira realizada em meados de outubro e as próximas agendadas para esta quarta-feira, 29 de outubro, e para 5 de novembro, a campanha procura consciencializar para a necessidade de separação seletiva do vidro, num material que se assume como infinitamente reciclável, podendo ser reutilizado sem perder as suas características físicas e químicas. Financiada pela Sociedade Ponto Verde, esta sensibilização insere-se na ação denominada de “Sintra Sustentável: Juntos na Recolha do Vidro” e pretende responder à continua redução de separação deste material a nível nacional e que também abrange Sintra que, entre janeiro e setembro deste ano, recolheu menos 5% de vidro, quando comparado com igual período de 2024.
Com recurso a uma mascote, a representar uma garrafa de vidro, e uma apresentação multimédia, os estudantes da Escola Secundária de Santa Maria foram informados sobre os benefícios da reciclagem de vidro, assim como para o protagonismo assumido por um consumidor responsável no âmbito do ciclo de reciclagem, ao encaminhar a embalagem (seja garrafa, frasco ou boião) para o vidrão e desviando do seu encaminhamento para aterro. A reciclagem deste material apresenta inegáveis benefícios: 1 tonelada de vidro reciclado evita a extração de 1,3 toneladas de areia, economiza 40% de energia e 50% de consumo de água.

Para além de sensibilizar para a separação seletiva do vidro, sem necessidade de proceder à sua lavagem, a campanha alerta para os materiais que não devem ser depositados nos ecopontos verdes, como loiças e cerâmicas, vidro plano (janelas, por exemplo), cristais e espelhos, lâmpadas e frascos de medicamentos, porque a matéria-prima destes objetos é diferente da usada no vidro de embalagem, não podendo ser reciclada da mesma forma. A mistura destes resíduos no ecoponto verde contamina e inviabiliza a reciclagem das embalagens de vidro. Os mesmos podem ser depositados nos ecocentros móveis disponibilizados pelos SMAS de Sintra. Sintra (localizações em https://www.smas-sintra.pt/ecocentro-movel/).
Com o lema “Cada garrafa conta/Feche o ciclo do vidro” e que “todos fazemos parte da solução”, a campanha “Sintra Vidro + Vidro” arrancou com a ação “Reciclar com Tradição: Recolha de Vidro nas tradicionais Festas de São Pedro de Sintra”, no final de junho, em que os festejos do padroeiro do município foram aproveitados para sensibilizar a comunidade em geral e os comerciantes em particular. Numa segunda fase, já no âmbito da ação “Sintra Sustentável: Juntos na Recolha do Vidro”, foi reforçado o contacto com os comerciantes locais, nas zonas da Portela de Sintra, Estefânia, Vila Velha e São Pedro de Sintra, e cedidos gratuitamente contentores de 120 litros no sentido de potenciar a separação seletiva do material.
A campanha “Sintra Vidro + Vidro” é financiada pela Sociedade Ponto Verde, no âmbito do programa de financiamento “Juntos a Reciclar++”, com a ação I (“Sintra Sustentável: Juntos na Recolha do Vidro”) a receber um financiamento de 18.852,21€ e a ação II (“Reciclar com Tradição: Recolha de vidro nas tradicionais Festas de São Pedro de Sintra”) a beneficiar de financiamento no valor de 16.697,46€.





