O Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos foi alvo de divulgação em mais um evento realizado no concelho de Sintra, desta vez no “Festival das Sopas”, que decorreu no sábado, dia 25 de março, no quartel dos Bombeiros Voluntários de Montelavar, numa iniciativa da União das Freguesias de Almargem do Bispo, Pêro Pinheiro e Montelavar. Inserido no âmbito do Dia do Quartel Aberto à População, o “Festival de Sopas” atraiu muitos apreciadores de iguarias gastronómicas, com as receitas angariadas a reverterem a favor de associações de pais das escolas das freguesias.
À semelhança do que tem acontecido em iniciativas similares, os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) estiveram presentes e fomentaram a adesão ao sistema de biorresíduos, que já está implementado em todo o concelho de Sintra, desde outubro do ano passado, antecipando o que será obrigatório em todo o país a partir do início de 2024.
Recorde-se que, para além dos benefícios ambientais da adesão (desvio de encaminhamento dos biorresíduos de aterro e a sua valorização para a produção de energia ou de composto para a fertilização dos solos agrícolas), os aderentes ao sistema contam com um desconto de 1€, por cada 30 dias, definido no tarifário dos serviços de água e resíduos para 2023. A adesão ao sistema pode ser efetuada no site dos SMAS de Sintra, assim como nos balcões de atendimento localizados na Portela de Sintra (sede), Queluz, Agualva-Cacém e da Loja do Cidadão do Cacém, e, em breve, em todas as juntas de freguesia do concelho.