Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) promoveram a remodelação do circuito de lamas da ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais) de Montelavar, uma unidade construída em 1983 e ampliada em 2005 com a construção de uma segunda linha de tratamento.
Apesar da ETAR se encontrar em fase de projeto para a respetiva requalificação integral, alguns elementos estavam degradados, o que obrigou a uma intervenção com carácter prioritário. Para o efeito, foram substituídas as tubagens do interior de um dos digestores anaeróbios de lamas e do sistema de reutilização da linha 1, sendo necessário proceder ao fabrico de equipamento em aço inox, para garantir uma maior resistência, com as medidas na dimensão adequada aos locais a instalar.
Através desta beneficiação, que representou um investimento de cerca de 17 mil euros, foi assegurada uma melhoria das lamas produzidas na sequência do tratamento das águas residuais, bem como das lamas que são recolhidas pelo serviço de limpeza de fossas, com o sistema de tratamento a garantir, ainda, a recirculação adequada de lamas do decantador secundário para o tanque de arejamento.
O sistema de drenagem e tratamento de águas residuais dos SMAS de Sintra assenta em 17 ETAR, com uma rede de coletores e emissários de cerca de 1020 km, com a área urbana a drenar para o sistema multimunicipal da Águas do Tejo Atlântico.