O Município de Sintra continua a desenvolver programas de promoção da melhoria das condições de vida da população em situação de maior vulnerabilidade social. É o caso do Banco de Recursos, que ajuda quem mais precisa com a atribuição gratuita de bens.

Os munícipes em situação económico-social precária ou de carência, isolados ou inseridos em agregado familiar, têm à disposição no Banco de Recursos um conjunto de bens, desde têxteis lar, vestuário, acessórios, calçado, até eletrodomésticos (à exceção de fogões a gás e esquentadores), brinquedos, material didático e escolar (exceto manuais escolares), mobiliário, louça e apetrechos de cozinha, entre outros.

Para se candidatarem à atribuição gratuita de bens, os interessados devem preencher o formulário disponível no site da Câmara Municipal de Sintra, em www.cm-sintra.pt, e nas delegações do Gabinete de Apoio ao Munícipe.

Mas, para ajudar, o Banco de Recursos também necessita de ajuda e, para o efeito, lança o desafio a quem queira doar bens. Os mesmos devem estar em boas condições de higiene e/ou utilização, com a finalidade de serem reutilizados sem qualquer intervenção. Os eletrodomésticos devem estar a funcionar e em condições de segurança. No caso de eletrodomésticos e móveis, o Banco de Recursos poderá proceder à sua recolha no domicílio.

Além da ajuda a quem precisa, o Banco de Recursos visa contribuir para o incremento do espírito de solidariedade e responsabilidade social, potenciando o envolvimento da sociedade civil e do tecido empresarial, mas também promover a sustentabilidade ambiental com o combate ao desperdício e incentivando o reaproveitamento de bens e equipamentos.

O Banco de Recursos de Apoio às Famílias do Município de Sintra está instalado em Massamá, no Largo Padre Américo, 10 cave, funciona de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 16h00, e pode ser contactado através do 967 980 662/961 220 087 ou do endereço eletrónico dhsc.bancoderecursos@cm-sintra.pt.

Atualizado a 16/11/2020