No dia 22 de maio de 1946 o Diário do Governo estipulava mediante Decreto – lei nº 35653 (…) que a Câmara Municipal de Sintra promova o resgate da actual concessão do abastecimento d’água daquela vila e o melhoramento e ampliação do respectivo sistema distribuidor (…) enquanto “o abastecimento do Concelho de Sintra será explorado pela respectiva Câmara Municipal, sob o regime de serviço municipalizado (…).
Passados 74 anos, os SMAS de Sintra continuam a cumprir o designado, investindo na renovação e melhoria das redes de abastecimento de água e de águas residuais domésticas no município, para prestar cada vez mais um serviço contínuo e com qualidade aos mais de 190.000 utilizadores.
Desde 2014, estes Serviços Municipalizados passaram a integrar nas suas atribuições os serviços de recolha e transporte de resíduos urbanos, aumentando assim a sua responsabilidade perante os 400.000 habitantes e todos os que visitam e trabalham no Concelho de Sintra.
O que nos move é a vontade de fazer mais e melhor, para que todos os munícipes que dependem do nosso trabalho possam usufruir de um serviço de qualidade.