Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) alargaram, recentemente, a cobertura do sistema de telegestão ao Reservatório de Janas (União de Freguesias de Sintra), à Estação de Tratamento de Águas Residuais de Negrais (Almargem do Bispo) e ao armazém e parque de Ouressa (Algueirão-Mem Martins).

O sistema tem a capacidade para detetar intrusões nas instalações, notificando e disponibilizando as imagens em tempo real aos operadores que se encontram na sala de comando dos SMAS. Em caso de intrusão, os operadores podem desencadear o alerta junto das forças policiais ou, por outro lado, agir remotamente sobre o sistema de distribuição de água. Em caso de intrusão numa das células do Reservatório de Janas, por exemplo, os operadores podem fechar a respetiva válvula de distribuição, mantendo a segunda célula em exploração.

Os SMAS de Sintra prosseguem, assim, o desenvolvimento e implementação de aplicações que garantam a segurança das suas instalações, assim como da água distribuída à população do concelho, no âmbito do “Projeto Água Segura” que consiste na implementação de equipamento tecnológico de segurança nas várias instalações.

Criados em maio de 1946, os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra são a maior entidade gestora dos sistemas públicos municipais de distribuição de água em Portugal, servindo uma população residente de 387 mil habitantes, distribuídos por uma área de 320 Km².

Ao nível do abastecimento de água, os SMAS de Sintra contam atualmente com 53 reservatórios, 34 estações de bombagem e 157,7 km de condutas adutoras, num sistema que recebeu, em 2020, um total de 26.566.833 m³ de água, um aumento de cerca de 1 milhão de m³ (+3,7%) em relação a 2019. As condutas de distribuição perfazem 1.662 km.

O sistema de drenagem e tratamento de águas residuais é constituído por 1.020 Km de redes de coletores e emissários, assente em 17 estações de tratamento de águas residuais domésticas e 27 estações elevatórias. A rede de saneamento a sul do concelho drena para o sistema das Águas do Tejo Atlântico.

Atualizado a 22/02/2021