Está de volta, entre 21 e 23 de junho, mais uma edição da AgroAruil, a Feira Agrícola da Região Saloia de Sintra, que conta com o apoio dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra). Este ano, subordinado à temática “Agricultura Sustentável e o Futuro”, este evento assume-se como a celebração da identidade saloia, proporcionando um contacto aprofundado com a realidade do mundo rural do concelho de Sintra, através da promoção de uma variedade de atividades: exposição de tratores e máquinas agrícolas, palestras, workshops, mostra de animais, mercado de frescos, provas de vinhos, recriações e petiscos. Tendo como palco o “campo da bola” da localidade de Almargem do Bispo, a AgroAruil’24 vai contar com a presença de diversas instituições que vão evidenciar o que melhor se faz na região no setor agrícola, mas também na área ambiental, entre os quais os SMAS de Sintra.
No primeiro dia da AgroAruil, dedicado ao encontro de gerações, o recinto vai ser visitado por crianças de escolas do concelho e por utentes de instituições de 3.ª idade. Com a inauguração do certame agendada para as 12h00, com a presença do presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta, o programa arranca com atividades de educação e sensibilização ambiental, com os SMAS de Sintra a dinamizarem os jogos lúdico-pedagógicos “Os SMAS e o Ambiente”, que aborda as respetivas áreas de atuação (abastecimento de água, saneamento e recolha de resíduos), e “Separar é Divertido”, sendo conferida particular importância ao destino adequado a dar aos resíduos urbanos, no sentido de os desviar de aterro e encaminhá-los para reciclagem.
A participação dos SMAS de Sintra vai sensibilizar, ainda, para projetos estruturantes como o Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos e o Projeto de Valorização e Reciclagem de Têxteis, sem esquecer o projeto “Compostagem É Reciclar e Reutilizar-Ser Melhor pelo Ambiente!”. Pelas 14h00 de sexta-feira, está agendada a ação de sensibilização “Compostagem da Avó Olinda”, em que, através de um quadro encenado pela simpática idosa e pelo seu “vizinho”, o público será sensibilizado para a importância da valorização dos resíduos orgânicos, que darão origem a um composto para utilização em hortas e jardins. Também no domingo, no Dia do Saloio, pelas 11h00, terá lugar uma palestra sobre compostagem.
Para além de fomentarem a adesão ao sistema de separação de restos alimentares ao longo dos três dias, que se traduz na atribuição de um pequeno contentor de 7 litros e sacos verdes, os SMAS de Sintra vão promover mesmo uma palestra sobre esta temática, no sábado, dia 22, pelas 11h00, no denominado Dia da Inovação e Sustentabilidade. Nesse mesmo dia, entre as 10h00 e as 12h00, decorrerá uma exibição de aves de rapina, pela empresa Falcões no Oeste, sensibilizando o público para a importância destes animais no equilíbrio dos ecossistemas, mas também um alerta para o risco de extinção que algumas espécies enfrentam devido a ameaças provocadas pela atividade humana.
A AgroAruil 2024 fica marcada ainda pela animação musical, com destaque para as atuações de João Pedro Pais (dia 22, pelas 22h30) e José Barros e os Navegante (dia 21, pelas 22h30). Na manhã de sábado, pelas 9h00, terá lugar uma caminhada saloia (com 6 km) e um treino de corrida (12 km). Na tarde de sábado, antes da exibição do jogo Portugal-Turquia em ecrã gigante (a partir das 17h00), tem lugar a mesa redonda “O que é ser saloio em 2024?”, moderada pelo historiador sintrense João Rodil, tendo como oradores Andreia Calé, Aníbal Silva, António Alberto e Ricardo Pereira. No derradeiro dia, pelas 9h00, decorre a recriação da tradicional Praça da Figueira e do Mercado de Frescos, seguido de passeio de tratores (10h00) e de workshop de pão saloio (10h30). Após uma palestra sobre “As novas tecnologias aplicadas às pequenas explorações agrícolas”, o programa da AgroAruil culmina, pelas 16h00, com uma mostra etnográfica com a participação de quatro grupos folclóricos.
A AgroAruil é organizada pela Sociedade Recreativa e Desportiva Aruilense e pela Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos “Os Resistentes de Aruil”, em parceria com a Câmara Municipal de Sintra, SMAS de Sintra, União das Freguesias de Almargem do Bispo, Pêro Pinheiro e Montelavar, Caixa de Crédito Agrícola, ISCTE e Instituto Superior de Agronomia.