Os restaurantes, hotéis e cafés da Vila de Sintra estão a participar num projeto inovador de reciclagem de vidro, que incluiu a instalação de um novo equipamento de deposição por parte dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra).

“No HORECA, o vidro tem um serviço 5 estrelas” é o título da campanha dinamizada pela Tratolixo e pelos municípios de Sintra, Cascais, Oeiras e Mafra, em parceria com a Sociedade Ponto Verde, tornando o processo de separação seletiva mais prático e eficiente.

Foram instalados kits de baldeamento, para facilitar a separação das embalagens de vidro. O sistema permite depositar grandes volumes de vidro de uma só vez, com menos esforço. É só baldear, sem levantar peso, sem complicações, utilizando os contentores disponibilizados gratuitamente pelos SMAS de Sintra, que procedem, posteriormente, à recolha do conteúdo do vidrão e o encaminham para a Tratolixo.

A campanha contemplou a realização de ações porta a porta de sensibilização, com a entrega de folhetos informativos, sendo disponibilizado ainda um vídeo exemplificativo de boas práticas. Aos aderentes, será atribuído um selo de reconhecimento pelo contributo do estabelecimento para a correta separação das embalagens de vidro, um material 100% reciclável e que pode ser reutilizado infinitamente sem perder qualidade, poupando energia e matéria-prima.

Para além desta ação, de articulação entre os quatros municípios da Tratolixo e financiada pela Sociedade Ponto Verde, os SMAS de Sintra promoveram recentemente a campanha “Sintra Vidro + Vidro”, também com o objetivo de aumentar os indicadores de recolha seletiva de vidro. A campanha foi composta por duas ações, “Sintra Sustentável: Juntos na Recolha do Vidro” e “Reciclar com Tradição: Recolha de Vidro nas tradicionais Festas de São Pedro de Sintra”, e contou com ações junto dos empresários de restauração, inclusive com distribuição gratuita de contentores de 120 litros, para além de sensibilização da comunidade educativa.

 

Atualizado a 17/03/2026